Design responsivo: o que é e porque é importante para os sites de hoje

Design responsivo: o que é e porque é importante para os sites de hoje

Você acessa um site no notebook ou no computador (PC), depois vai acessá-lo no seu smartphone ou tablet e ele não é a mesma coisa; muitos elementos estão desconfigurados, a aparência não é banca, o site não tem usabilidade. O que está faltando neste site é o design responsivo.
Já ouviu falar disso? Acompanhe este artigo. Aqui você entenderá o que é design responsivo e porque ele é muito importante hoje na internet!

O que é design responsivo?

Web design responsivo é a abordagem que sugere que a aparência e a usabilidade de um site devem responder ao comportamento do usuário e do ambiente no qual ele está sendo exibido, com base no tamanho da tela e na plataforma. A prática consiste em uma mistura de redes flexíveis e layouts, imagens e uma utilização inteligente de consultas de mídia CSS. Como o usuário alterna de seu laptop para tablet ou smartphone, o site deve mudar automaticamente para acomodar as habilidades de resolução, tamanho da imagem e de script. Em outras palavras, o site deve ter a tecnologia para automaticamente responder às preferências do usuário. Isto elimina a necessidade de um desenho diferente e de codificação também diferente para cada novo dispositivo que surge no mercado.
Em poucas palavras: design responsivo, é o design que responde à preferência do usuário, se adapta a qualquer tela e se mantém com usabilidade e aparência amigáveis.

Por que é importante que os sites tenham design responsivo?

Além do que você já viu no tópico anterior, existem muitas outras razões para que os sites de hoje já entrem no ar com design responsivo. Veja:

Design responsivo oferece boa experiência ao usuário

O internauta acessa ao site em qualquer dispositivo e continua com usabilidade e também tem a identidade do site garantida. Isso faz com que ele se sinta sempre no mesmo ambiente esteja em qual plataforma estiver.

Design responsivo gera menos custos a quem desenvolve o site

Ao invés de investir no desenvolvimento de várias versões (que precisam sempre ser atualizadas separadamente), ao optar pelo design responsivo, os gastos são um só.

Design responsivo é recomendado pelo Google

Na hora de indexar as páginas do site em seu motor de buscas, o Google prioriza os sites que têm design responsivo. Assim, os sites que não são responsivos tendem a não aparecer nos primeiros resultados (o que diminui o tráfego, já que a maioria dos acessos da web é feito por meio de pesquisas no Google).
E isso tem uma explicação: o Google, como maior mecanismo de buscas que é, está sempre trabalhando para proporcionar a melhor experiência aos internautas.

Design responsivo é mais fácil de gerir

Pense no administrador de um site. Ele não precisa ser um especialista em web design para atualizar textos e imagens, não é mesmo? Com um site que tenha design responsivo, ao fazer atualização em qualquer plataforma todas as outras formas de apresentação do site são automaticamente modificadas também. Assim, quem trabalha com campanhas de anúncios online, por exemplo, terá apenas um trabalho, pois os internautas serão impactados acessem em qual dispositivo acessarem.

Especialize-se em Design Responsivo

Se você é desenvolvedor de sites, ou quer ser um web designer, um bom conselho é: especialize-se em design responsivo. Conheça agora mesmo o curso de extensão em Design Responsivo da Alcides Maya!
Gostou destas dicas? Deixe seu comentário!

WhatsApp WHATSAPP