Processos da autoavaliação institucional Alcides Maya

É bom saber, participar e ajudar a decidir o melhor caminho!
A CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) constitui-se na forma da Lei e, inicialmente, propõe um trabalho de conscientização da importância da participação dos docentes, técnicos-administrativo, estudantes, dirigentes e representante(s) da sociedade, com o firme propósito de contextualizar e sensibilizar a respeito do projeto do curso e das diversas formas em que todos podem emprestar sua contribuição, conforme disposto no regulamento próprio. A CPA tem sua instituição através de um ato
administrativo da Direção da Faculdade de Tecnologia Alcides Maya e tem a responsabilidade de conduzir o processo de autoavaliação, bem como de sistematizar as informações coletadas e interpretá-las de acordo com as finalidades e a Missão da instituição.
COMPOSIÇÃO DA CPA
É adotada da seguinte forma:
01 (um) coordenador da CPA;
01 (um) representante da Instituição;
01 (um) representante dos docentes;
01 (um) representante dos discentes de cada curso;
01 (um) coordenador de curso (eleito pelos seus pares);
01 (um) representante técnico-administrativo (representa os colaboradores da Faculdade)
01 (um) representante da comunidade externa (representa a sociedade em geral).
OBJETIVOS DA CPA
a) Disseminar a cultura de autoavaliação na Instituição;
b) Incentivar a participação coletiva nos processos de autoavaliação;
c) Disponibilizar os dados da autoavaliação de forma ampla, utilizando-os como base do processo decisório como apoio na gestão acadêmica e administrativa;
d) Utilizar as metodologias e tecnologias disponíveis na Instituição para a otimização do processo;
e) Investir em espaços de discussão colegiada, a fim de privilegiar a reflexão e a troca de experiências entre os diversos atores da comunidade interna;
f) Utilizar os dados da avaliação externa, da autoavaliação, da avaliação dos cursos e do ENADE para a qualificação do processo de avaliação institucional e meta.
INSTRUMENTOS PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
a) Questionário de Avaliação: Desenvolvido e aplicado de acordo com cada uma das ações definidas no Programa de Avaliação Institucional.
Estes questionários podem ser aplicados de forma presencial ou através de formulário eletrônico.
b) Relatórios: Elaborados a partir dos dados coletados através dos questionários, tem por objetivo sistematizar as informações como forma de contribuir com o processo de discussão e decisão.
c) Discussão: A organização administrativa da Faculdade de Tecnologia Alcides Maya está baseada em colegiados, conforme previsto no seu Regimento Interno. Esta formatação permite um processo de discussão colaborativa, com vistas a garantir a criação de soluções e tomadas de decisões coletivas para a superação ou consolidação de problemas e
melhorias.
d) Participação da comunidade acadêmica: Com o objetivo de gerar o sentimento de responsabilidade compartilhada está prevista uma atuação constante e permanente na promoção do envolvimento de professores, alunos, funcionários, comunidade e egressos, através de seminários de sensibilização, eventos para divulgação de resultados, atividades de capacitação etc.
A metodologia utilizada para construção e aplicação das pesquisas pressupõe como diretrizes gerais: Garantir um ensino de qualidade; Promover a integração da Faculdade de Tecnologia Alcides Maya com a comunidade; Preparar a Instituição para os desafios futuros; Incentivar e manter a pluralidade das ideias.