5G – a tecnologia que vai movimentar a indústria nos próximos tempos.

5G – a tecnologia que vai movimentar a indústria nos próximos tempos.

A última CES 2019 ditou algumas tendências para o futuro da tecnologia e uma das mais esperadas é a chegada da Internet 5G no mercado. Com a promessa de ser extremamente rápida e com capacidade duplicada para transmissão de informações, a tecnologia vem para revolucionar a comunicação entre tudo que estiver conectado à internet. Após o evento, alguns “gurus” da inovação dizem que a partir de 2020 viveremos a “Era dos Dados”, em que qualquer dispositivo eletrônico será capaz de analisar dados que serão recebidos via sensores ou cloud.

A grande vantagem do 5G será sua capacidade de conexão simultânea, uma vez que o atual 4G consegue atender no máximo 10.000 gadgets num raio de 1 km2. A chegada da 5G garante um alcance de 1 milhão de dispositivos neste mesmo raio de distância. E tão importante quanto isso, a 5G também trará a capacidade de transferência de dados de até 20 gb, enquanto o 4G suporta até 10 gb.
E você sabe onde a tecnologia 5G terá atuação imediata? Obviamente nos carros inteligentes, que são o futuro dos meios de transporte no planeta.
A tendência conhecida como V2X (Vehicle to Everything) já se baseia na internet 5G para a criação de veículos autônomos que “conversarão” entre si a fim de que os carros sejam conduzidos sem motoristas e em total segurança. Isso só será possível por conta do tempo de resposta da 5G, que necessita deste recurso para que os veículos não entrem em choque.
Nos Estados Unidos, a operadora AT&T está tomando a frente nos testes da tecnologia 5G. No final do ano passado a companhia ativou sua primeira rede no país em 12 cidades testes. Porém, a própria operadora ressalta que nem todos os benefícios da 5G já estão em operação, uma vez que para seu pleno funcionamento é necessário que os smartphones estejam aptos a receberem a tecnologia. Os novos padrões serão lançados a partir de 2019 e, ao final do ano, devem estar disponíveis em massa nos pontos de venda.
A internet 5G chega para colocar de vez a Internet das Coisas (IoT) em prática. Se nos últimos anos a internet interligou pessoas, nos próximos ela conectará coisas. De todos os mercados e segmentos. Desde carros inteligentes até robôs de limpeza.
Há quem diga que mesmo antes da chegada e pulverização da 5G, a tecnologia 6G já está no papel e que obedecerá as leis da física quântica. No Brasil, quem aguarda ansiosamente pela 5G deve acalmar os ânimos: a previsão dos analistas é que a cobertura só se torne totalmente eficiente daqui em 2021.
Vamos aguardar e, é claro, nos prepararmos para este futuro que está bem próximo.
Gosta dos nossos conteúdos? Conheça nossas novidades em www.alcidesmaia.com.br

WhatsApp WHATSAPP