CES 2019: Tendências do maior evento de tecnologia do mundo

Quem se liga em tecnologia deve estar acompanhando o CES 2019 (Consumer Electronics Show), que é nada menos do que o maior showroom de eletrônicos do mundo. A feira nasceu em Nova York em 1967, mas a partir de 1974 passou a ser realizada em Las Vegas – um dos maiores hubs de entretenimento do planeta. Nada mal, não é mesmo? Por isso, compartilhamos com você as principais novidades que o evento trouxe e que estão previstas para o futuro deste mercado.
Uma curiosidade sobre a CES é a ausência da participação da Apple, que, além de possuir o próprio evento para expor suas novidades, também evita contato e concorrência com Google e Huawei, por exemplo. Junto com a maçã, estas gigantes lideram o mercado da Tecnologia de Informação e Smartphones, respectivamente. Porém, o time de Marketing da Apple volta e meia dá o seu jeitinho de aparecer. Neste ano, a empresa instalou em frente à sede do evento um painel que funcionou como uma verdadeira alfinetada no mercado, levantando um tema bem frequente nos últimos dias: aquestão da segurança de informação.

“O que acontece no seu Iphone, fica no seu Iphone” – Trocadilho com a lendária frase de Las Vegas, que alfineta a concorrência em relação à proteção de informação

Bem, vamos ao que interessa de verdade sobre o CES 2019: o que será que o futuro da tecnologia nos reserva?

Carros Inteligentes

Primeiramente e como já era de se esperar, Inteligência Artificial é palavra de ordem: carros inteligentes, inclusive voadores, foram um dos principais destaques da feira. O Chauffer, da Toyota, é seu modelo 100% autônomo e a marca japonesa acredita que, inicialmente, o carro chegará ao mercado como “táxis-robôs” que serão usados por idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção. Já a alemã BOSH traz seu Concept Shuttle, uma espécie de van-conceito totalmente compartilhada. A BOSH investe fortemente em Internet das Coisas (IoT) e, para lançar o veículo no mercado, deverá pensar em uma rede de manutenção, pontos estratégicos de recarga e, obviamente, apps para chamadas e pagamentos. A empresa afirma: já está trabalhando em tudo isso.

Lexus LS500h equipado com os sistemas Guardian e Chauffeur Foto: Steve Marcus / / REUTERS

Bosch Concept Shuttle Foto: Divulgação

Tecnologia 8k e parcerias entre gigantes dos televisores e a Apple

Logo no início da feira, a LG surpreendeu a todos com sua televisão maleável. Para guardá-la, simplesmente você a enrola e pronto. Porém, em termos de pixels, não surpreende, uma vez que ela é prevista em 4K ao mesmo tempo em que a Sony apresenta seu novo modelo de 98 polegadas
em 8k. A grande noticia sobre as gigantes dos televisores é sobre suas parcerias com a Apple. Os aparelhos da LG vão interagir com os usuários de iPhone por meio do sistema AirPlay, permitindo que eles enviem os vídeos do telefone para a TV. E os modelos 2018 e 2019 da Samsung terão acesso ao iTunes, possibilitando a compra de filmes.

LG TV OLED — o modelo maleável que entrará no mercado americano a partir de março. Foto: John Locher/AP

A chegada do 5G

Se há algo “caindo de maduro” para os próximos tempos, isso se chama internet 5G. Qualcomm, Intel, AT&T e IBM, por exemplo, já trabalham em seus novos chips de telefonia móvel e novas redes sem fio que anunciam uma velocidade ainda maior e menos utilização de energia. Houston e Los Angeles serão as primeiras cidades onde o 5G será testado e as grandes empresas fornecedoras de smartphones prometem lançar novos aparelhos compatíveis com a tecnologia.

Tradução simultânea

Será que o problema da comunicação em diferentes idiomas vai acabar? É o que várias empresas estão tentando fazer através de seus aparelhos de tradução em tempo real, como fones de ouvido, headphones, pontos eletrônicos, entre outros. O Pilot, fones de ouvido wi-fi criado pela Waverly Lab funciona em sintonia com um aplicativo para celular. O aparelho traduz com delay de apenas 1 segundo até 15 idiomas para você. Já é possível encontrá-lo no mercado e, segundo o CEO da Waverly Lab, já foram vendidas mais de 35 mil unidades do Pilot em menos de um ano. E, nada surpreendente, o Google anunciou que também está adicionando uma função intérprete ao Google Assistente que permitirá que a I.A. da empresa traduza conversas em mais de 20 idiomas.

Computadores Quânticos

A CES 2019 também foi palco para a IBM apresentar seu primeiro computador quântico integrado. O grande objetivo desta máquina superinteligente é contribuir com estudos acadêmicos e desenvolver cálculos complexos que não são resolvidos por máquinas tradicionais. A corrida por este mercado já está bastante acentuada pelas principais fabricantes de computadores do mundo. A criação de um supercomputador estimulou Microsoft, Google e Intel a encontrar formas de desenvolver um supermodelo quântico. E provavelmente este será o futuro da computação.

Protótipo do Computador Quântico, da IBM.

A CES 2019 é definitivamente os olhos do futuro. É claro, muito do que se vê por lá não sai efetivamente do papel, mas, sem dúvidas, este evento fala muito sobre o que está por vir. Já sabemos que o momento presente é da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas. Agora, o dever de casa é ficar ligado neste mercado e acompanhar sempre as tendências, novidades e notícias sobre a tecnologia.
Gostou? Fique ligado em nosso blog, pois somos propagadores de ensino nesta área, ou seja, sempre teremos algo interessante a compartilhar.
Fontes: Canaltech.com.br, Veja.com, OlharDigital.com.br e MeioBit.com