Técnico em Informática ou Graduação? Qual é melhor para quem está saindo do ensino médio?

Você já está convencido de que quer seguir carreira na área de tecnologia da informação. Você ama tecnologia, já pesquisou bastante sobre o mercado de trabalho e sabe que o próximo passo a ser dado é a busca de um curso para se qualificar.

Aí vêm as dúvidas: faço um curso técnico ou vou direto para a graduação? Se eu optar pelo curso técnico, meu currículo terá menos valor no mercado de trabalho? Qual destas duas modalidades educacionais é melhor aceita no Brasil?

Respire fundo! Neste artigo, vamos te mostrar os dois lados da moeda. Você verá quais as vantagens e desvantagens de fazer um curso técnico em informática e também da graduação. Acompanhe!

Vantagens e desvantagens da graduação em informática

Tida como uma excelente escolha para quem está saindo do ensino médio, a graduação é vista no Brasil com bons olhos. E não é para menos, ela é sim uma excelente forma de se qualificar e desenvolver profissionalmente.

No entanto, o que quase não se discute são as desvantagens de fazer uma graduação em tecnologia logo ao sair do ensino médio. Elas incluem:

• O tempo de duração de um curso superior na área de tecnologia é de, no mínimo, quatro anos. Logo, para obter reconhecimento no currículo, é preciso percorrer uma longa trajetória de estudos;

• A maior parte do tempo de estudos de uma graduação é formada por estudos de conceitos. Há pouca prática na maioria dos cursos;

• Ao longo dos quatro anos de estudos, você pode perceber que não escolheu a carreira certa. Muitas vezes, as pessoas preferem terminar o curso para não perder o tempo e dinheiro investidos;

Um adendo: veja esta lista de desvantagens sob a ótica de quem recém saiu do ensino médio e, portanto, não tem certeza sobre qual carreira seguir. Também é importante dizer que quem busca colocação rápida no mercado de trabalho precisa ter um pouco mais de paciência quando está fazendo uma graduação.

Vantagens e desvantagens do curso técnico em informática

Já o curso técnico em informática tem um caráter mais mercadológico, pois foca mais na prática do que na teoria. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo indica que os profissionais que fazem cursos técnicos têm 38% a mais de chance de se empregarem com carteira assinada e ganham, na média, cerca de 13% a mais dos que não possuem essa formação.

Outras vantagens são:

• Formação rápida (um ano, na maioria dos casos);

• Empregabilidade também rápida. As empresas precisam de jovens que conhecem suas atividades na prática;

• Oportunidade de explorar uma carreira com um curso de curta duração. Caso não seja o que você esperava, pode direcionar os estudos para outra área muito mais rapidamente;

• Baixo custo de mensalidades. Diferente das graduações, os cursos técnicos, na maioria das vezes, cabem no bolso de jovens em início de carreira;

Logicamente, quem quer seguir uma carreira acadêmica, por exemplo, deve ir direto para a graduação. No entanto, falando em colocação profissional e carreira, é difícil listar desvantagens de escolher um curso técnico em qualquer área, especialmente na área de informática que constantemente figura na lista das áreas com maior déficit de profissionais no Brasil.

Você já pensou em fazer um curso técnico em informática? Para saber mais, leia estes artigos: