Como é a carreira de um administrador na área de TI?

Como é a carreira de um administrador na área de TI?

Um administrador de TI, também conhecido como gestor de TI, é um profissional com cargo de liderança. Ele está à frente de uma equipe de profissionais dos mais variados campos de atuação. De suporte ao usuário ao desenvolvimento de sistemas, passando por analista de segurança da informação, entre outros.

Normalmente é um profissional com sólida formação em ciências da computação, análise de sistemas etc. É um especialista que já fez parte de diversas equipes e participou de diversos projetos, por isso conhece bem o funcionamento de um departamento de tecnologia da informação.

Ele é o responsável por fazer a ponte entre a estratégia de negócios de uma empresa e os serviços da área de TI; encabeça projetos, lidera pessoas, negocia com fornecedores e também lida com os anseios e necessidades dos diversos departamentos dentro do negócio.

Administradores de TI vão além da técnica

Nos últimos anos, a área de TI dentro das empresas têm assumido uma postura mais consultiva, menos técnica. Se antes ela era vista como uma área de suporte e, consequentemente, como uma despesa, agora já faz parte das decisões estratégicas do negócio e auxilia na geração de receitas.

É por isso que os gestores de TI também precisaram modificar a forma com que veem sua atuação. O lado técnico da profissão teve que, gradativamente, dar espaço para novas habilidades relacionadas com conceitos humanos, organizacionais e administrativos.

Em outras palavras, os gestores de TI agora trabalham com sistemas de processamento de dados ao mesmo tempo em que avaliam colaboradores e dirigem projetos que visam tornar as empresas para as quais prestam serviços mais competitivas e inteligentes.

Entre as habilidades esperadas de um bom gestor de TI, estão:

  • Multicisciplinaridade;

  • Comunicação estratégica;

  • Liderança de pessoas;

  • Gestão de projetos;

  • Negociação;

  • Relacionamento interpessoal.

Dinamicidade é mais que uma palavra na carreira do administrador de TI

À medida que as empresas adotam mais tecnologias, movidas pelo que os estudiosos estão chamando de “era da transformação digital”, o gestor de TI vê seu trabalho se tornando mais dinâmico e desafiador.

Agora, este profissional tem que lidar com fenômenos como a computação em nuvem (cloud computing), que é, basicamente, a provisão e fornecimento de soluções tecnológicas via internet por meio de um provedor; também a mobilidade, ou seja, a utilização de sistemas e dispositivos que liberam os usuários da obrigação de estar entre as quatro paredes do escritório para operar os sistemas corporativos, e a Internet das Coisas (todo e qualquer objeto pode estar conectado à web por meio de aplicativos e sensores), estão tornando o trabalho dos gestores de TI ainda mais complexo e desafiador.

Mais do que nunca, estes líderes estão sendo forçados a descentralizar suas gestões. Agora eles precisam buscar parcerias com empresas especializadas, contratar consultorias, fornecedores e, sobretudo, lidar com o excesso de conectividade dos usuários para os quais trabalham.

Como se tornar um administrador de TI?

Dito isso, vamos agora a um conselho para você que pensa em se tornar um gestor de tecnologia: já pensou em fazer um curso técnico em administração com ênfase em TI? Este é um primeiro passo muito acertado que pode ser dado para quem quer conhecer os desafios e as oportunidades desta carreira.

Como o curso técnico tem curta duração e, portanto, permite o ingresso rápido ao mercado de trabalho, quem está saindo do ensino médio pode fazê-lo para se ambientar com a profissão e entender para qual área quer direcionar sua carreira.

Para saber mais, leia:

Interessado na carreira de administrador de TI? Visite agora a página do curso técnico em administração com ênfase em TI e saiba mais!

WhatsApp WHATSAPP