O que é Gestão de TI e porque há falta de profissionais nesta área no Brasil?

O que é Gestão de TI e porque há falta de profissionais nesta área no Brasil?

Gestão de tecnologia da informação (gestão de TI) é o processo pelo qual todos os recursos relacionados à tecnologia da informação de uma organização (empresa, governo, ONG etc) são geridos de acordo com as prioridades e as necessidades do negócio. Isso inclui recursos tangíveis como hardwares de rede, computadores e pessoas, bem como recursos intangíveis como softwares e dados. O objetivo central da Gestão de TI é gerar valor por meio do uso da tecnologia. Para conseguir isso, estratégias de negócios e tecnologia devem estar alinhadas.

A gestão de tecnologia da informação inclui muitas das funções básicas de administração, tais como recursos humanos, organização, orçamento e controle, mas também tem funções que são exclusivas para TI, como desenvolvimento de software, gerenciamento de mudanças, planejamento de rede e suporte técnico.

Geralmente, o gerenciamento de TI é usado por organizações para apoiar e complementar suas operações comerciais. As vantagens trazidas por ter um departamento de TI dedicado são grandes demais para a maioria das organizações para deixar passar. Algumas organizações realmente usam a TI como o centro de seus negócios.

A tecnologia assumiu um papel importante no meio corporativo e faltam gestores de TI no mercado

Nos últimos 20 anos, as empresas viveram uma verdadeira corrida para se informatizar. Hoje, praticamente é impossível conceber um negócio sem o apoio da tecnologia. Para se ter uma ideia, de acordo com a consultoria IDC, as empresas da América Latina devem movimentar somente em 2016 mais de 139 bilhões de dólares em produtos e serviços tecnológicos. Vale lembrar que, assim como o Brasil, a maioria dos países da região vive baixo crescimento econômico neste ano, logo, percebe-se o quanto o empresariado destes países está antenado com o poder da tecnologia para potencializar negócios.

No entanto, ao mesmo tempo em que investem pesado em tecnologia, as empresas enfrentam um “apagão” de mão de obra especializada em TI. E os gestores de TI, profissionais responsáveis por orquestrar os esforços tecnológicos nas organizações, estão entre os que mais disputados.

Esta falta de gestores de TI no mercado de trabalho se dá por vários motivos. O mais comum deles é a dificuldade de encontrar profissionais com competências que unam conhecimentos técnicos com conhecimento em negócios. Isso mesmo, a maioria dos profissionais de TI sabe muito a parte técnica, mas não tem uma atuação estratégica, consultiva, atributos tão desejados pelas empresas.

O que o mercado espera dos gestores de TI atualmente?

Basta uma rápida passada de olho nos anúncios de sites de recrutamento e seleção, como o Catho, por exemplo, para identificar uma série de requisitos que se repetem quando as empresas estão buscando profissionais de gestão de TI. Eles vão desde o conhecimento de tendências tecnológicas como Cloud Computing (computação em nuvem), mobilidade, Big Data, Business Analytics, redes e conectividade até gestão de projetos de TI, passando por aspectos comportamentais como trabalho em equipe, liderança, negociação, gestão de pessoas etc.

Você se interessa pela carreira de gestão em TI? Baixe grátis o e-book: ‘Administração com Enfase em TI – 5 fortes razões para fazer um curso técnico em Administração com ênfase em TI’ para saber mais!

WhatsApp WHATSAPP