Quais carreiras um técnico em Administração com ênfase em TI pode seguir?

Quais carreiras um técnico em Administração com ênfase em TI pode seguir?

Há uma série de funções que um técnico em administração com ênfase em TI pode seguir. Esta talvez seja uma informação que quem está planejando qual curso escolher não saiba.

Pensando nisso, resolvemos fazer uma lista das principais carreiras que este profissional pode seguir. Acompanhe!

As principais carreiras que o técnico em administração com ênfase em TI pode seguir

Gerente de TI

Uma carreira muito comum para quem começa com um curso técnico em administração com ênfase em TI é a de gestor do departamento de TI das empresas. Este profissional é o responsável pela equipe de tecnologia do negócio, também faz a ponte entre os objetivos da empresa com os recursos disponíveis. Também é responsável por contratar profissionais e serviços de empresas fornecedoras (desenvolvedoras de softwares e aplicações, provedores de nuvem etc.).

É uma função muito valorizada hoje no Brasil e, de acordo com o Guia de Profissões da Catho, maior empresa de recolocação profissional na internet, o salário inicial é, em média, de R$ 3.200,00, podendo chegar a 17 mil mensais conforme avança a carreira.

Gerente de projetos em TI

O gerente de projetos é o responsável por todo o planejamento e execução de um projeto. Ele monta o escopo, faz a contratação dos profissionais, define prazos e cronogramas de entregas e orquestra todos os recursos necessários para que um projeto ande conforme o estabelecido.

Em TI, este profissional está sendo cada vez mas valorizado. Os salários vão de 7 a 15 mil reais mensais, conforme a experiência do profissional. Quem tem um curso de administração com ênfase em TI tende a ser um excelente candidato, pois pode unir seus conhecimentos de gestão e tecnologia e buscar aprimoramento em gestão de projetos.

Coordenador, gerente auxiliar de tecnologia

O coordenador de TI, muitas vezes chamado de gerente auxiliar, é o profissional que está em contato direto com os analistas em empresas de grande porte. Ele faz a ponte entre o gestor de TI e quem está no dia a dia da operação, servindo como uma espécie de facilitador.

Este passo na carreira é importante para quem busca ser um gestor de TI futuramente, pois dá experiência e coloca o profissional em contato com os problemas que ocorrem diariamente em uma empresa, assim como desenvolve suas habilidades de liderança de pessoas.

Empreendedor

O curso técnico em administração com ênfase em TI também prepara os profissionais para serem empreendedores, ou seja, montar seus próprios negócios na área de tecnologia. Há muita demanda principalmente por desenvolvimento de sistemas e aplicativos hoje no mercado.

Com conhecimentos de metodologias e práticas de gestão e fazendo boas alianças com profissionais especializados em diferentes áreas, é possível montar uma empresa para prestar serviços de TI para um determinado nicho e, assim, crescer juntamente com um mercado que não para de crescer no Brasil.

Há uma série de outras funções que podem ser desempenhadas por quem tem um curso técnico em administração com ênfase em TI. Listamos aqui apenas as carreiras com maiores ganhos salariais. É preciso, contudo, se dedicar aos estudos e, ao entrar no mercado de trabalho, aprender o máximo possível com o cotidiano.

Você já pensou em fazer um curso técnico de administração com ênfase em TI? Quer saber mais sobre esta carreira? Baixe grátis o e-book: 5 fortes razões para fazer um curso técnico em Administração com ênfase em TI.

WhatsApp WHATSAPP