Quais conhecimentos é preciso ter para ser um administrador de redes?

Quais conhecimentos é preciso ter para ser um administrador de redes?

Como já estamos conversando aqui no blog, há um amplo espaço para profissionais que trabalham com redes e conectividades no Brasil. Na verdade, este mercado só tende a se ampliar à medida que as empresas expandem suas redes, ampliam seus negócios, abrem mais filiais e se conectam com seus clientes e parceiros de negócios.

Agora, quais conhecimentos o administrador de redes precisa dominar? É sobre isso que iremos conversar neste artigo. Você verá quais disciplinas deve aprender e quais habilidades deve desenvolver para ser um profissional disputado no mercado. Acompanhe!

Principais disciplinas que um bom administrador de redes deve dominar

A grade curricular do curso técnico em informática em redes de computadores da Alcides Maya foi pensado para que os alunos tenham os conhecimentos e as habilidades necessárias para se tornarem administradores de redes. Veja algumas:

Lógica de programação

Um bom administrador de redes entende de programação, ou seja, conhece as principais linguagens para a construção de sistemas e aplicações tecnológicas e sabe como aplicá-las.

Sistemas operacionais

Conhecer os principais sistemas operacionais, que são conjuntos de programas que servem de interface entre os computadores e os usuários, também é fundamental. O administrador de redes precisa conhecer bem o Windows, Linux, Android, iOS, Mac OS, Chrome Os, entre outros.

Bancos de dados e arquitetura de computadores

Saber a lógica do funcionamento dos bancos de dados bem como a arquitetura, o funcionamento dos computadores também é muito importante.

Cabeamento estruturado

Redes de computadores necessitam de cabeamento, ainda que estejamos falando de redes sem fio. E isso também deve ser de domínio do administrador de redes, pois ele irá contratar prestadores de serviços e fornecedores para montar uma rede.

Serviços de redes

Todos os serviços que giram em torno de uma rede também devem ser bem conhecidos pelo administrador, pois ele irá coordenar estes serviços; também poderá empreender e prestar estes serviços como empresário.

Gestão de projetos

Gerenciar projetos, ou seja, planejar e coordenar a execução de um projeto de redes também é uma habilidade desejada de um administrador de redes. Ele irá comandar equipes que irão trabalhar nestes projetos e precisará responder aos clientes, controlando orçamentos, prazos e pessoas.

Segurança da informação

Inerente a todos os gestores de tecnologia, a segurança da informação é sempre um assunto a ser dominado. Afinal, cada vez mais aumentam os ataques, os roubos de dados, as falhas nas redes. E elas precisam estar sempre seguras e em perfeito funcionamento.

— Leia também: 3 coisas que um administrador de redes faz e que são essenciais para o sucesso dos negócios.

Para finalizar, o administrador de redes deve dominar disciplinas como sistemas operacionais de redes, computação em nuvem, comunicação de dados, roteamento, tecnologia wireless, inglês instrumental etc. E, como todos os profissionais de TI, deve saber trabalhar em equipe, lidar bem com a pressão do dia a dia, trabalhar com prazos pré definidos, saber negociar e se relacionar com fornecedores e parceiros de negócios etc.

Você já se decidiu a fazer um curso técnico de administração de redes de computadores? Conheça o curso da Alcides Maya; clique aqui!

WhatsApp WHATSAPP