Com que idade pode iniciar um Curso Técnico em Informática?

Com que idade pode iniciar um curso técnico em informática
Facebook
Twitter
LinkedIn

Com que idade pode iniciar um Curso Técnico em Informática?

Com o mundo cada vez mais digital, uma das áreas que mais crescem e se desenvolvem é a informática. O mercado de trabalho está em busca de profissionais que sejam especialistas e tenham formação da área para fazerem parte de instituições.

As novas tecnologias fizeram com que as empresas se adaptassem a isso. Como consequência, a procura aumentou e a exigência também.

Hoje em dia podemos encontrar diversas modalidades de formação para profissionais que desejam se especializar nessa área, que não são apenas a faculdade.

No curso técnico em informática, o estudante tem acesso a conhecimentos específicos, com o objetivo de desenvolver habilidades para montar e fazer a manutenção de computadores, configurar redes, desenvolver sites e outras atividades pertinentes à área.

Se você quer entender mais sobre o assunto, como funciona o curso técnico, qual a idade e outros requisitos para iniciar, confira as informações que trouxemos a seguir:

Curso técnico em informática: o que é?

O curso técnico em informática possui objetivo de desenvolver habilidades e capacitar os alunos a todas as atividades que dizem respeito a essa área de formação, desenvolvendo, se aperfeiçoando e corrigindo os pontos específicos.

Através de aulas teóricas e práticas, o aluno consegue aprender a estruturar sistemas e softwares, além de adquirir conhecimento sobre programação de acordo com todas as novas e regulamentações vigentes.

O aluno que inicia a formação no curso técnico de informática também pode se tornar um dos responsáveis por executar ou planejar operações e manutenções de máquinas e redes, agindo na configuração de equipamentos de acordo com a necessidade dos problemas apresentados.

Com que idade pode iniciar o curso técnico em informática?

Assim como acontece com o curso técnico em administração, Recursos Humanos (RH), áreas da saúde e outros, para dar início ao curso técnico em informática é preciso seguir alguns requisitos.

A idade mínima para começar é de 16 anos. Além disso, o Ministério da Educação exige que o aluno esteja matriculado e cursando a partir do segundo ano do ensino médio ou ter concluído essa etapa.

Modalidades de cursos

Os cursos técnicos em informática possuem algumas modalidades diferentes que os alunos podem escolher de acordo com a sua preferência e suas possibilidades atuais de ensino. Confira a seguir alguns desses formatos:

Ensino a Distância (EaD)

Nas aulas do curso técnico EaD, o aluno tem acesso a uma plataforma virtual. Podem ou não haver encontros presenciais para que avaliações sejam aplicadas, porém muitas instituições também aplicam as provas de forma online, com o tempo cronometrado para fazer a avaliação.

Nessa modalidade, o aluno pode escolher qual o melhor horário e dia para estudar, acompanhando aulas gravadas ou ao vivo, de acordo com a instituição.

Presencial

Para fazer o curso técnico em informática, o aluno também pode contar com a modalidade presencial, onde as aulas dadas na instituição, em horários e data marcados.

A carga horária nessa modalidade pode ser um pouco maior, afinal, o aluno precisa estar presente na instituição de ensino.

Independente da modalidade escolhida, o ideal é investir em um curso técnico para conseguir se destacar no mercado de trabalho e conseguir boas oportunidades de emprego.

Se você deseja investir em uma opção, confira nosso site e faça sua matrícula o quanto antes!

Acompanhe nosso canal no YouTube, são muitos conteúdos para melhorar o seu conhecimento!

Com que idade pode iniciar um curso técnico em informática

Veja mais

0 resposta em “Com que idade pode iniciar um Curso Técnico em Informática?”

Cursos técnicos

Cursos Livres e Extensões

Inscreva-se