Como Escolher entre um Curso Técnico e uma Graduação

curso-técnico-graduação

O momento de escolha entre um curso técnico e uma graduação é de grande importância para os estudantes. Trata-se de uma decisão que mudará o seu futuro de modo geral. E por ser um momento decisivo, eles devem contar com todas as informações para decidir o que seguir nas suas carreiras.

São diversas as diferenças entre um curso técnico e uma graduação. Portanto, é necessário avaliar o que está dentro dos seus objetivos profissionais, visto que uma das principais diferenças entre a graduação e o curso técnico é o foco profissional.

Entender as possibilidades que cada um pode oferecer te dará uma base e um direcionamento muito maiores diante de uma escolha tão importante. Acompanhe os detalhes a seguir e entenda mais essas diferenças.

Curso técnico: o que é e quais são as suas vantagens

Para começar a entender as diferenças principais entre um curso técnico e uma graduação, é importante destacar que o primeiro conta com ações para a capacitação profissional direcionada ao mercado de trabalho.

Com este direcionamento definido, a grade curricular dos estudantes possui disciplinas práticas para que eles possam desenvolver habilidades distintas.

Dessa forma, essa modalidade de ensino tem três categorias: curso técnico integrado, técnico externo e técnico profissionalizante. As duas primeiras são dedicadas para os que ainda estão cursando o ensino médio e a terceira é direcionada para os que terminaram a educação básica.

A formação técnica se encontra em um nível considerado como intermediário, visto que está entre o médio e o superior devido às suas formas de ensino específicas.

É preciso salientar que tecnólogo é um profissional diferente do formado em um curso técnico. Ele possui uma graduação tecnológica, contando assim com um diploma de ensino superior. E o curso técnico, por sua vez, não possui este diploma, mas sim um certificado de conclusão.

As principais vantagens de fazer um curso técnico são:

• Pode ser feito a partir dos 16 anos;
  • Duração reduzida;
  • Menor custo;
  • Disciplinas direcionadas para o mercado de trabalho;
  • Desenvolvimento de práticas desde o início;
  • Facilitador para a entrada no mercado;
  • Conhecer a área de atuação de forma abrangente.

Graduação: o que é e quais são as suas vantagens

graduação conta com cursos de nível superior e que somente podem ser feitos após a conclusão do ensino médio. O foco traçado é a capacitação profissional, mas adotando uma postura crítica e reflexiva sobre os assuntos.

Dentro da graduação também existem categorias distintas: tecnológica, bacharelado e licenciatura. Em geral, a primeira tem uma duração menor que as demais, podendo chegar a três anos; enquanto as outras levam de quatro a cinco anos para a conclusão.

Outro aspecto importante da graduação é que ela possibilita que os estudantes sejam direcionados ao mercado de trabalho ou se desenvolvam em ambientes de pesquisa. Desse modo, posteriormente podem entrar em programas de pós-graduação e outros mais avançados, como mestrado e doutorado.

Para entrar em uma graduação é necessário passar pelo processo seletivo da instituição ou pelas demais formas de avaliação, como o ENEM. As principais vantagens de fazer um curso de graduação são:

• Conhecimento profundo de questões teóricas;
  • Rede de contatos profissionais extensa;
  • Maior qualificação;
  • Remunerações diferenciadas;
  • Opções de atuação no mercado;
  • Continuidade nos estudos de forma especializada e aprofundada.

Entre graduação e curso técnico, qual escolher?

Após entender o que cada um pode oferecer, há mais possibilidades de encontrar uma resposta para este questionamento, entre um curso técnico ou graduação, de acordo com as suas necessidades, objetivos e também como deseja desenvolver sua carreira profissional.

O primeiro passo para definir qual dessas possibilidades é a que está de acordo com os seus desejos é alinhando o que elas podem oferecer ao seu perfil profissional, o que espera para o seu futuro e como quer desenvolver a sua carreira.

Para os estudantes, esse momento de escolha deve levar em consideração a compatibilidade com o que pode ser oferecido em cada uma das opções descritas e como estes se enxergam no futuro.

Uma reflexão que pode ser feita para definir é avaliar se os seus objetivos profissionais se encontram com questões como ser promovido e subir de posições, conquistando cargos mais altos, como gerência e coordenação, que podem ser conquistados com um curso técnico.

Ou se por outro lado há um desejo de permanecer se especializando, atuando em ambiente acadêmico, desenvolvendo pesquisas ou conteúdos científicos, que pode ser obtido através de uma graduação.

Sendo assim, esse é um ponto de partida para entender qual das opções, se um curso técnico ou graduação, está de acordo com os seus objetivos profissionais, as facilidades e possibilidades que cada um pode oferecer para o seu futuro e carreira.

Conheça mais sobre os nossos cursos técnicos e de graduação acessando o nosso site.

0 resposta em “Como Escolher entre um Curso Técnico e uma Graduação”

Cursos técnicos

Cursos Livres e Extensões