Dicas para quem está buscando o primeiro emprego

Preparamos para você – que está buscando o primeiro emprego e que não tem ainda experiência profissional para comprovar suas competências – algumas dicas para ajudar a montar o seu currículo e disputar as oportunidades com MUITAS chances!
1 – Especifique sua escolaridade da forma mais correta e atualizada possíveis. Faça uma radiografia da sua vida escolar. Inclua o nome da instituição de ensino, o curso que frequenta, o ano que cursa e o tempo que falta para concluir.
Cite os cursos complementares que fez ou que está fazendo.
E atenção: se você já definiu a carreira que vai seguir e  já tem um projeto de trabalho desenhado, os cursos complementares de qualificação que fizer precisam estar sintonizados com o seu objetivo.
Não significa que você não possa ter outros interesses e buscar outras informações, mas seu currículo não precisa mostrar uma mega diversidade. Importante é ter foco.
2 –  Informática é uma formação, mesmo que a sua seja básica, importante para qualquer segmento de mercado. Ela é fundamental. Então, mãos à obra para conhecer melhor a informática e o mundo da Tecnologia da Informação.  Conhecer outro idioma, conta pontos.
Coloque a informação precisa sobre seus conhecimentos, evite surpresas com testes que não possa corresponder.
3 – Inclua palestras, seminários, painéis que tenha participado. São eventos que trazem informações e novidades. Agregam conhecimento. Ajudam a “pensar” melhor as questões propostas.
4 – Se você faz trabalho voluntário, participa de times, grupos de teatro, se na sua escola já participou de projetos que mostram de perto o mundo do trabalho, aproveite. Enriqueça seu currículo com essas valiosas experiências. Demonstrar sua capacidade de trabalhar em equipe é fundamental.
5 – Esteja sempre ligado.  Uma pessoa bem informada é interessante sempre. Para bater papo, para ajudar nos grupos, para colaborar numa empresa de qualquer porte. O negócio é correr atrás do que está acontecendo e ter um bom conteúdo de informação, crescendo sempre – junto com a sua idade, maturidade e formação.
6 – Ao se candidatar a um trabalho, esteja atento às exigências da vaga e à sua capacidade de corresponder. Não chegue na empresa sem saber o básico sobre ela: linha de produtos ou serviços, mercado de atuação, tempo e porte. Pesquise antes.
7 – Claro: suas informações pessoais abrem o documento e ter canais de contato válidos e em destaque é fundamental.
8 – Divulgue aos conhecidos e amigos que você está procurando seu primeiro emprego. Coloque na conversa suas competências. Os espaços se abrem, quando se multiplica a informação.
E lembre-se: você está começando a sua trajetória no mundo do trabalho. Pode e deve contar com a ajuda de seus pais, amigos, professores e sim – corresponder sempre aos apoios!
Boa leitura, boa sorte e todo sucesso pra você!!!

Minha carreira