Descubra o que o mercado de trabalho espera de você

mercado-de-trabalho
Facebook
Twitter
LinkedIn

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Isso tanto na iniciativa pública quanto privada.

Uma matéria feita pelo G1 com dados de um levantamento realizado pela Infojobs, destacou que existem oportunidades em que a concorrência atinge mais de 1.8 mil candidatos por vaga. O estudo mostrou que é na área de administração que a concorrência é maior.

Diante dessa realidade, qualificar-se é mais que uma opção, como, por exemplo, fazer cursos técnicos EAD ou faculdade. É uma necessidade para que uma pessoa consiga conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

Mas, o que o mercado de trabalho espera de um candidato? Certamente essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. Você gostaria de saber? Continue a leitura!

 

Adaptabilidade

 

A adaptabilidade se apresenta como uma habilidade fundamental para o mercado de trabalho. Pode ser traduzida como a capacidade de uma pessoa de se adaptar aos diferentes contextos que podem ocorrer no dia a dia de uma empresa.

Por exemplo, em um dia a empresa pode ter um dia de vendas intenso, no outro, menos intenso. Saber lidar com as mudanças é algo geralmente observado pelo recrutador na hora em que está realizando uma entrevista de emprego.

 

Proatividade

 

Outra aptidão também observada pelo recrutador é a proatividade. Diz respeito à capacidade de um candidato ser multifuncional, ou seja, de realizar várias e diferentes tarefas, seja ao mesmo tempo ou não.

Por exemplo, conversar com o cliente ao telefone enquanto faz o registro dos pontos mais importantes do diálogo em um sistema específico para isso.

 

Flexibilidade

 

A flexibilidade é uma habilidade que pode ser compreendida como a irmã da adaptabilidade. Como assim?

Suponha que no final do ano a empresa receba uma grande quantidade de clientes, em virtude das festas natalinas, e precise que seu horário de trabalho seja flexibilizado, de forma a atender as demandas. Esse é um exemplo prático do que é flexibilidade e de como uma organização considera importante essa competência.

 

Comunicação/mediação

 

Saber escrever bem e falar de maneira clara, racional e compreensiva são aptidões que também podem diferenciar o candidato no mercado de trabalho.

Hoje, a maioria das oportunidades de emprego exige isso, sendo um exemplo o cargo de vendedor. Para vender bem, é preciso adotar uma linguagem clara, objetiva e persuasiva, de forma a garantir que esse objetivo seja alcançado.

 

Networking

 

Ter uma boa capacidade de se relacionar com as pessoas é outra habilidade observada pelas empresas na hora de contratar um candidato. Isso até mesmo porque, atualmente, muitas delas valorizam o trabalho em equipe.

Por exemplo, a execução de uma estratégia de marketing exige que diversos setores dialoguem entre si para que ela seja realizada da melhor forma possível, ou de acordo com o que foi planejado. Sem um bom relacionamento ou networking entre as equipes, certamente o desempenho dos trabalhos pode ser afetado.

 

Cursos técnicos

 

Como destacamos, é preciso não apenas apresentar certas aptidões profissionais para que consiga atender as demandas do mercado, mas também se qualificar. Hoje, existem vários cursos técnicos que podem ser feitos para que consiga alcançar esse objetivo. Alguns exemplos que podemos destacar são: técnico em informática, técnico em administração, faculdade EAD, técnico em marketing, técnico em RH etc.

Escolha o curso técnico que mais tenha relação com seu perfil e alcance seu sonho rapidamente.

Agora que você sabe o que o mercado espera de você, qualifique-se de forma a garantir que consiga a sua tão sonhada oportunidade de trabalho.

Quer ficar mais perto do alcance do seu objetivo profissional? Matricule-se em nossos cursos!

Veja mais

0 resposta em “Descubra o que o mercado de trabalho espera de você”

Cursos técnicos

Cursos Livres e Extensões

Inscreva-se