3 vantagens da graduação tecnológica e por que escolhê-la!

Os cursos de graduação tecnológica estão se tornando gradativamente mais comuns no mercado e no cenário brasileiro e este cenário vem chamando a atenção de um número crescente de alunos e empresas, que buscam profissionais qualificados e altamente capazes de suprir demandas específicas.

Estes cursos, que já ganharam muito espaço e reconhecimento, oferecem uma série de vantagens aos profissionais que optam por eles. Confira, no artigo de hoje, três vantagens da graduação tecnológica e por que escolhê-la! Veja abaixo:

Curso tecnólogo tem menor duração

Esta é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens. Muitos jovens ou até mesmo profissionais, que já se encontram no mercado, não têm disponibilidade ou perfil para cursar uma faculdade prolongada, como as tradicionais que duram em média quatro anos (ou mais). No entanto, o curso de graduação tecnológica oferece um diploma de reconhecimento de nível superior (tanto pelo MEC quanto pelo mercado de trabalho) exigindo que o aluno estude em tempo menor: dois ou três anos, por exemplo, e oferecendo possibilidades de colocação mais rápida no mercado.

Isto é possível, pois o número de disciplinas costuma ser menor em função do foco em conteúdos específicos de uma área, concentrando mais na habilidade do saber fazer do que no desenvolvimento de teorias amplas.

Formação profissional mais específica na graduação

Esta duração menor, contudo, não significa em nenhum momento uma formação mais superficial. Mas, pelo contrário! Justamente por ser feito em menos tempo, o curso tecnológico costuma focar em uma área mais específica dentro de um campo de conhecimento, oferecendo ao futuro profissional uma formação mais objetiva e aprofundada para aquela função que ele escolheu se habilitar.

O interessante é que, em geral, a definição destes cursos também surgem das tendências e necessidades dos mercados, acompanhando demandas novas que surgem, principalmente, devido aos avanços da tecnologia e a carência que o mercado passa a ter de profissionais mais preparados para suprir estas demandas de forma rápida, trazendo resultados ágeis. Isto significa que estes cursos são capazes de unir interesses da sociedade e do mercado ao de estudantes, que simplesmente não podem ou não objetivam realizar um curso mais extenso.

Possibilidade de especialização

A terceira vantagem é que os diplomas de graduação tecnológica, assim como qualquer outro de nível superior, dão direito ao formado de realizar pós-graduações e até mesmo cursos de mestrado, respeitando os requisitos de cada um em específico. Porém, em geral, a partir do momento em que se encontra na condição de graduado, nada impede que o profissional tecnólogo dê seguimento aos seus estudos possibilitando que as oportunidades não fiquem restritas a somente uma área.

Com especializações futuras, um profissional formado em graduação tecnológica poderá angariar ainda mais chances de atuação no mercado de trabalho, além de poder concorrer a cargos, cada vez mais, elevados e bem remunerados, o que torna este curso uma boa porta de entrada para carreiras que ofereçam grandes oportunidades de ascensão.

E você, já pensou em fazer uma graduação tecnológica? Quais as maiores vantagens que enxerga nesta opção? Compartilhe sua opinião conosco por meio dos comentários!