A importância do Linkedin na busca por um emprego

Para o profissional inquieto no mercado de trabalho, quanto mais ferramentas para melhorar sua performance ou divulgar suas habilidades, melhor. E você sabia que existe uma rede social especial para impulsionar o seu perfil profissional a empresas e recrutadores do mercado? Seu nome, Linkedin. Segundo o relatório “Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite, o tempo diário do brasileiro nas redes sociais supera 3 horas por dia. Este dado nos mostra que os jovens, por serem muito ativos na Internet, poderiam otimizar este tempo e transformá-lo em oportunidades reais de trabalho.

Cada vez mais os departamentos de RH buscam por profissionais no Linkedin, ao invés de procurá-los em sites de
empregos ou por indicações de terceiros. Um perfil bem construído e atualizado no LinkedIn pode ser a chave para que um recrutador o encontre e o chame para uma entrevista. Das várias vantagens para o profissional nesta rede social, uma das mais interessantes é que o usuário observa pelo próprio Linkedin as vagas de emprego disponíveis, candidatando-se por ali mesmo. E, é claro, o perfil que trouxer mais informações relevantes sobre a pessoa é aquele que “brilhará no olho” do RH da empresa. E tudo isso a nível global, uma vez que, por meio dessa rede, tem-se acesso a pessoas e organizações de todo o mundo.

Nossa dica inicial para construir um perfil campeão no LinkedIn é orientar você que, assim como seu currículo, o perfil precisa ser atrativo. Falar de todas as suas experiências de trabalho com clareza e sem erros de ortografia ou digitação já o faz sair na frente. Quanto mais informações sobre suas habilidades profissionais você disponibilizar, maiores são as chances de seu perfil tornar-se visível para empresas e pessoas interessantes em seu círculo profissional. Além de suas experiências de trabalho, aplique seus certificados de cursos, workshops, pesquisas acadêmicas e portfólio. Assim, o recrutador poderá avaliar melhor suas atuações anteriores e no que você pode contribuir dentro de uma empresa.

Pronto, já que você preencheu todas as abas requisitadas pelo Linkedin, inclusive a bio, é hora de pensar na foto. Pode parecer “quadrado” demais para uma rede social, mas sim, uma foto que mostra bem o seu rosto – preferencialmente em primeiro plano (da cintura para cima), ajuda seu perfil a ganhar pontos. Antes de fazer o upload da foto, pense na imagem que você aplicaria no seu currículo antes de enviá-lo a uma grande organização. Feito isso, é hora de personalizar a URL do seu perfil. Uma vantagem do LinkedIn é que, diferente de outras redes sociais, o usuário pode personalizar o link que redirecionará um interessado para seu perfil no Linkedin. Isso facilita a busca e, até mesmo, pode fazer com que pessoas e empresas memorizem mais facilmente sua página.

Após seu perfil estar de acordo com os requisitos dos recrutadores, é interessante começar a pensar em conteúdos para a timeline. Sim, é preciso expor suas ideias, seus artigos, textos ou fotos de participação em eventos importantes para sua profissão. Mas fique tranquilo, não é necessário ser um copywriter para isso. Desde que seu textos estejam de acordo com nossa primeira dica (claros e sem erros ortográficos), você pode postá-los sem medo. Mas, se você ainda não se sente seguro para escrever, fique à vontade para compartilhar informações ou textos das company pages que você segue ou dos profissionais adicionados à sua rede. Falando nisso, o LinkedIn não é uma rede que interliga você apenas a pessoas do seu mercado de trabalho. Não exite convidar ou aceitar conexões de profissionais que sejam de outras áreas, pois um dos objetivos do LinkedIn é proporcionar networking com pessoas de várias áreas. Por exemplo, um Técnico em Informática pode criar relações de trabalho com Engenheiros de Software dentro de uma empresa, um Médico pode visualizar profissionais de Comunicação para sua clínica, um Advogado pode recrutar um profissional de Administração para gerenciar ou prestar consultoria de negócios, e muito mais.

Por isso, em qualquer nível profissional, seja iniciante ou sênior – e até mesmo estudante – é importante ficar atento
às oportunidades que o Linkedin pode trazer à carreira ou profissão. E não esqueça de adicionar o perfil da
Alcides Maya. Vamos adorar trocar experiências de trabalho com você: