Cinco filmes inspiradores para quem quer recomeçar no mercado de trabalho

Cinco filmes inspiradores para quem quer recomeçar no mercado de trabalho

Chris Gardner, após um longo período de estágio, comemora sua efetivação em uma das maiores financeiras dos Estados Unidos

Ahhhh, o Netflix! Nosso companheiro de todas as horas, seja no intervalo do almoço, antes de dormir ou naquelas noites de sábado em que a balada fica em segundo plano. A plataforma de streaming veio mesmo para revolucionar a maneira como consumimos filmes online. Então porquê não unir o útil ao agradável conferindo algumas dicas que trouxemos a quem está buscando uma inspiração para se destacar no mercado de trabalho, ou até mesmo uma recolocação profissional? Preparamos uma lista com cincos grandes filmes que vão inspirá-lo nesta jornada.
A primeira dica é o filme Forrest Gump – o contador de histórias (1994). O drama conta com a atuação de Tom Hanks no início de sua carreira. Ele vive Forrest, um jovem atrapalhado que tinha tudo para dar errado na vida. Mesmo com baixo QI comprovado pelos médicos, Forrest Gump torna-se um profissional milionário graças à lealdade a seus entes queridos, perseverança em situações difíceis e capacidade de agradecer por tudo o que conquistou. Uma frase do personagem que marca e que diz muito sobre crescer é: “a minha mãe sempre disse que você tem que colocar o passado para trás antes de seguir em frente.” Este filme ensina que ser inteligente é saber usar seus valores pessoais a favor da sua carreira ou profissão. >>>>>Spoiler no ar: no final, rola aquela lágrima de emoção.”<<<<<

Forrest Gump adorava cortar grama e, mesmo após se tornar milionário, seguia aparando o gramado da vizinhança. De graça!

 

Já no lindo e emocionante À Procura da Felicidade (2006), quando o vendedor Chris Gardner – interpretado por Will Smith – se vê abandonado pela esposa, precisa encontrar métodos para criar seu filho de 5 anos. No decorrer da história, Chris não vê outra alternativa a não ser dormir em albergues gratuitos com seu filho, pois não tem mais condições de pagar o aluguel. Até que um dia, o personagem principal consegue uma estágio em uma grande corporação financeira e não mede esforços para ser efetivado. O que o filme nos ensina de fato é que não há limites e nem idade para recomeçar. Chris Gardner tornou-se um profissional de muito sucesso, porém isso aconteceu depois de trabalhar anos como vendedor e sentir a necessidade – na prática – de mudar para a melhor.

Chris Gardner passou por dificuldades antes de ser efetivado em uma das maiores financeiras dos Estados Unidos

A terceira dica vem estrelada por Bradley Cooper – um dos atores mais evidentes no mundo cinematográfico. O filme Sem Limites (2011) traz em seu enredo a história de Eddie, um escritor frustrado, deprimido e endividado que vê seu contrato de trabalho com uma editora americana ir pelos ares. Certo dia, o personagem é apresentado à pílula da inteligência, um medicamente que permite uso total da capacidade cerebral humana (normalmente, uma pessoa consegue utilizar até 20% do poder do cérebro). Eddie chega ao topo do mundo financeiro e desperta a atenção de um magnata que pretende usá-lo para fazer fortuna. Porém, efeitos colaterais agressivos e a diminuição do estoque da droga iniciam o colapso de Eddie. O que você tem a aprender com este filme? Voltando em nossa primeira dica, que ensina que a inteligência humana não é nada se não estiver acompanhada de valores pessoais, em Sem Limites aprendemos que um indivíduo muito inteligente, porém mal intencionado, provavelmente não atingirá seu sucesso profissional.

De escritor fracassado a profissional bem sucedido (e arrogante), o medicamento NTZ leva o personagem do céu ao inferno em pouco tempo.

Se você busca uma inspiração para fazer mais com menos no mercado de trabalho, sugerimos que destine uma hora e meia do seu tempo para assistir O Homem que Mudou o Jogo, com Brad Pitt. Por quê é interessante? Uma das primeiras frases do longa já é uma dose de inspiração: “é inacreditável o quanto você não sabe sobre o jogo que jogou a sua vida toda!” No filme , o técnico de beisebol Billy Beane tem um dos times mais fracos da competição. Porém, ao estudar a fundo as habilidades de cada um dos seus atletas, Billy faz o jogo mudar, literalmente. O Homem que Mudou o Jogo nos ensina que ter pensamento estratégico, autoconhecimento e visão sobre o outro é fundamental quando queremos atingir resultados com pouco ou zero investimento. Se você tem o sonho de ser um empreendedor no mercado de trabalho, vale a pena dar play e emocionar-se com esta história.

Com visão estratégica, conhecimento sobre o outro, paciência e perseverança, é possível atingir resultados incríveis na profissão

Nossa última dica é literalmente um “grand finale” . A notícia boa sobre ela são as super lições que o premiado Nasce uma Estrela (2018) traz para você, mas tem uma notícia não tão boa assim: o filme ainda não está na lista do Netflix. Ou seja, para assistí-lo, você poderá comprá-lo em alguma plataforma como o NOW (Net) ou o ITunes, da Apple. Prometemos que vale cada centavinho gasto neste longametragem incrível que traz a atuação impecável de Lady Gaga em conjunto com o aclamadíssimo Bradley Cooper. O romance é um show de emoção embalado pela trilha sonora envolvente do início ao fim. A história de Ally (Lady Gaga) poderia ser como a de muitos artistas que desistem de seus sonhos pelas dificuldades encontradas para ter sucesso no mundo do entretenimento. Porém, o destino a colocou de frente para Jackson Maine (Bradley Cooper), um cantor no auge da sua fama que acreditou no talento de Ally e a lançou no mercado da música sem pedir nada em troca. Em pouco tempo Ally se tornava uma das maiores artistas do showbuzz americano, ultrapassando, inclusive, seu agora marido Jackson. Com este filme, aprendemos que a lealdade de Ally com o impulsionador de sua carreira foi fundamental para que seu sucesso perdurasse. Mesmo com todas as dificuldades em manter seu relacionamento por conta dos maus hábitos de vida de Mayne, o amor e gratidão que a estrela Ally sentia por Jackson a ajudaram a recusar propostas indecorosas (e milionárias) de empresários ambiciosos para seguir ao lado de quem sempre esteve ao lado dela. Para o mercado de trabalho, as lições são muitas:
– Nunca desista de você
– Confie no seu potencial
– Seja grato por tudo o que conquistou
– Não se deixe envolver por propostas que o façam “passar por cima” de alguém
– Mantenha-se um eterno apaixonado pela sua profissão.
– Na vida, você encontrará muitas pessoas que serão importantes para o seu sucesso. Nunca deixe de agradecê-las pelas oportunidades concedidas.

Nesta cena, uma das mais emblemáticas do filme, Jackson Mayne convida Ally para cantar no palco durante seu show. A artista agita
o público com seu talento e, partir daí, nasce a estrela.

Então, curtiu nossas dicas? Se além destas você quiser colaborar com outros filmes que considera um show de inspiração, comente em nosso post. Vamos adorar.

WhatsApp WHATSAPP