Planejamento de carreira na área de TI

Planejamento de carreira na área de TI

Onde você quer esta daqui a cinco anos? Acho que você já ouviu essa pergunta. E, com essa pergunta, não podemos deixar de pensar sobre a nossa carreira profissional, pois, no final das contas, ela é um investimento feito a longo prazo.
Todos que levam a sua vida profissional a sério pensam: será que é possível desenvolver um bom plano de carreira? Abaixo listamos alguns passos para o desenvolvimento de um bom plano de carreira profissional:

  • Enxergue onde você está hoje – qual o seu nível de hierarquia dentro da empresa em que você trabalha;
  • Defina aonde você quer chegar – qual o cargo que você deseja para o seu futuro;
  • Defina quais são as suas competências ou habilidades – isso ajuda, a saber, o que você precisa aprender;
  • Faça um planejamento – é um plano para conseguir as competências faltantes através de cursos;

Atualmente há muitas áreas para atuar no mercado, mas uma das mais promissoras, e com melhor remuneração, é a área de TI. Não é novidade que essa área carece de profissionais qualificados, afinal, a atuação deste setor ainda é muito ampla. Hoje praticamente tudo funciona através de máquinas e aplicativos e é justamente por isso que esses profissionais são tão demandados.

Formando a carreira na área de TI

Muitos bons profissionais de tecnologia iniciaram sua carreira com um curso técnico. Isso acontece porque com ele você pode ingressar diretamente na área e já poderá praticar os conhecimentos técnicos adquiridos no período de estudo.
Com um curso técnico é possível atuar em várias áreas dentro da tecnologia, como infraestrutura, desenvolvimento de software e banco de dados, por exemplo. Mas o mercado exige mais. Por isso, um próximo passo ideal seria justamente a escolha por um curso de graduação de TI.
Ingressar diretamente na graduação também pode ser uma boa opção, uma vez que os melhores salários na área de tecnologia não estão com os profissionais de formação técnica, apesar de essa formação ser um passaporte para entrar na área de tecnologia. Se você quer ter uma boa remuneração no futuro, o aconselhado ainda é fazer um curso de graduação na área.
Isso se prova com uma previsão para 2022 que diz que serão necessários cerca de 408 mil profissionais graduados em TI no Brasil com salários de até R$ 10 mil. Não é difícil entender isso, porque hoje praticamente todas as empresas são dependentes do setor de tecnologia.
Mas um profissional já graduado pode ir muito mais longe se optar por uma pós-graduação de TI. Ser um profissional pós-graduado deixa você mais à frente na área, abrindo portas e fazendo com que você se torne uma referência no mercado.
Com uma pós-graduação, além da possibilidade de ocupar cargos de diretoria em grandes empresas você ainda pode atuar como professor de tecnologia em várias instituições de ensino – tornando-se um especialista na área com os melhores conhecimentos sobre gestão e governança de tecnologia.
Não hesite em ingressar na área de tecnologia, ainda mais com um plano de carreira que se inicia pelo curso técnico, passando pela graduação e, por fim, à pós-graduação. Mas lembre-se sempre: a escolha por uma instituição preparada para orientá-lo é fundamental neste processo.
Deixe suas impressões sobre o texto nos comentários abaixo e saiba mais sobre a Alcides Maya acessando nosso portal.
Aproveite, e descubra agora qual é o seu perfil profissional, nesta ferramenta gratuita!
qual seu perfil
Acesse aqui a ferramenta de diagnóstico de perfil, gratuitamente. Aproveite!

WhatsApp WHATSAPP