O que preciso saber de informática para trabalhar?

O QUE PRECISA SABER PARA INICIAR EM TI

O que preciso saber de informática para trabalhar?

Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas sentem certa dificuldade em acompanhar essas tendências. No entanto, o que muitos não sabem é que, para garantir um excelente trabalho no mercado, não é necessário saber todas as novidades.

Se tratando do aprendizado em informática como estratégia para conseguir uma vaga no mercado, precisamos entender somente conceitos básicos e intermediários.

Quer saber mais quais são eles? Então, confira o nosso post até o final e veja as 4 principais funções que você precisa dominar em informática para conquistar uma excelente vaga de emprego!

1. Saber usar os softwares principais

Antes de tudo, o primeiro passo como aprendizado em informática para conseguir uma boa oportunidade de trabalho no mercado, é saber utilizar em nível básico os principais programas do Pacote Office, como Word, Excel, e PowerPoint.

Além disso, pode ser um diferencial se souber os melhores browsers para acessar a internet, como Google Chrome, Opera e outros. Para ter um diferencial, saber usar os programas citados em nível intermediário ou completo, como o Excel para realizar cálculos complexos é importante. Dependendo da área em que você pretende atuar, conhecer programação HTML também pode ser interessante.

2. Entender e dominar o sistema operacional

O sistema operacional que as empresas mais utilizam na atualidade é o Microsoft Windows. Sua última versão conta com excelentes atualizações e funções, como a integração de dispositivos com mídias sociais, loja de aplicativos e muitas outras funcionalidades interessantes.

Vale lembrar que, apesar de toda essa mudança, não significa que você deva aprender tudo. Entender como o Windows funciona, bem como suas pastas e o seu modo de uso já é mais do que suficiente.

Em cursos Técnicos de Informática, o sistema operacional da Microsoft é ensinado e orientado de forma básica e intermediária, exatamente da maneira em que as empresas usam.

3. Ter um conhecimento básico de montagem e manutenção

Ter algum tipo de experiência técnica em montagem e manutenção, mesmo de forma simples, já é um grande diferencial competitivo. As máquinas computacionais, mesmo que modernas, apresentam hardwares basicamente iguais.

Por isso, é crucial entender como desmontar e montar um CPU, formatação e customização dele. Todos esses passos são ensinados em cursos técnicos de informática, e o aluno sai entendendo todas as funções e práticas necessárias para essa função.

4. Funcionamento de cabos

Em geral, se tratando de informática, o que não falta são cabos e mais cabos. A questão é saber o que fazer com todos eles. Por esse motivo, é importante entender onde ligar o teclado, o mouse e a própria tela no CPU, por exemplo. Cada item tem um destino específico, e é importante entender esse processo para prevenir eventuais incidentes que possam comprometer o dia a dia de trabalho.

Gostou deste artigo? Conforme vimos, não é necessário entender absolutamente tudo relacionado à informática para garantir uma excelente vaga de trabalho. Basta entender o principal — que é o que geralmente o curso técnico em informática oferece — para ter mais oportunidades.

Portanto, agora que você já sabe quais são as funções principais de informática a serem aprendidas, não perca mais tempo!

Saiba mais sobre o nosso Curso Técnico em Informática e saia na frente da concorrência.

Com mais de 50 anos de experiência, a faculdade e escola técnica Alcides Maya fornece um ambiente virtual de aprendizado moderno e funcional, bem como os melhores professores em suas áreas.

Se você deseja investir em uma opção, confira nosso site e faça sua matrícula o quanto antes!

Acompanhe nosso canal no YouTube, são muitos conteúdos para melhorar o seu conhecimento!

Acesse nosso site para conhecer os cursos disponíveis.

0 resposta em “O que preciso saber de informática para trabalhar?”