3 coisas que um administrador de redes faz e que são essenciais para o sucesso dos negócios

3 coisas que um administrador de redes faz e que são essenciais para o sucesso dos negócios

Talvez você já saiba que se decidir por uma profissão na área de TI pode trazer ótimas oportunidades de carreira, salários e colocação profissional. No entanto, é comum mesmo depois disso haver dúvidas sobre qual especialidade escolher no ramo, visto que a atuação de alguém que trabalha com isto pode ser muito ampla.
Por isso, neste post iremos te apresentar e falar um pouco sobre a função de um administrador de redes. Este profissional, que cuida de boa parte da infraestrutura essencial para a gestão e troca de dados de uma empresa acontecer, é extremamente importante para o sucesso dos negócios. Saiba agora o porquê:

1- É responsabilidade do administrador de redes garantir boa qualidade na transmissão de dados

Profissionais qualificados nesta área encontram oportunidades em áreas que demandem competências para projetar e analisar tudo o que se refere ao processo de transmissão de dados, redes de computadores, intranet, telecomunicações e comunicação móvel, conexão (tanto em redes locais como à distância) e estruturação de soluções em hardware, por exemplo, que possibilitem uma boa operação em TI.
Este papel é essencial, pois uma empresa que não consegue acessar ou transmitir dados com eficiência e em tempo hábil corre o risco de perder oportunidades de negócio e mesmo prejudicar os serviços prestados a seus clientes, o que coloca em risco a continuidade dos negócios.

2- O administrador de redes é essencial para a segurança

Nem tudo o que se refere à segurança em TI depende somente de softwares. É responsabilidade de um administrador de redes, também, configurar e fazer a manutenção de redes nas companhias.
Este trabalho e suporte técnico são essenciais, pois em momentos em que ocorram possíveis panes ou instabilidades na rede, é necessário agir com prontidão para que nenhuma informação importante se perca, seja desviada ou comprometida por tais problemas.
Além disto, é o administrador de redes quem também cuida das autenticações para acesso e uso das redes da empresa, das contas de usuários e supervisiona as atividades ali executadas intervindo quando surgem divergências. Outro ponto importante para a segurança é que este profissional é quem orienta a compra de equipamentos necessários, por exemplo, para manutenção e melhoria das redes, garantindo que a empresa esteja sempre com material atualizado, que confira a melhor performance e proteção à suas redes e sistemas que delas dependem.

3- Um bom administrador de redes traz vantagem competitiva e agrega valor à empresa

Quanto mais rápido o administrador de redes conseguir solucionar os impasses e restabelecer o equilíbrio da rede, menos riscos a empresa correrá de sofrer fraudes ou prejuízos por paralisar suas operações temporariamente (e isto se refere diretamente a dois importantes conceitos na área: RPO – que diz respeito a quanta informação a empresa tolera perder em caso de desastres – e RTO – que significa o tempo que ela demora para retomar suas atividades após eventos indesejados assim). Logo, um administrador de redes é presença garantida em planos de segurança em organizações de diversos portes e ajuda no trabalho de backoffice que dará sustentação aos negócios em longo prazo.
E você, já conhecia o papel do administrador de redes e sabe que tipo de curso precisa fazer para se qualificar? Conheça a graduação tecnológica da Alcides Maya http://www.alcidesmaya.com.br/portal/graduacao/redes-de-computadores e corra atrás do seu sucesso profissional!

WhatsApp WHATSAPP