O que são redes de computadores?

Uma rede de computadores é um grupo de sistemas de computadores e outros dispositivos de hardware de computação que estão ligados entre si através de canais de comunicação para facilitar a comunicação e o compartilhamento de recursos entre uma ampla gama de usuários. Redes são geralmente classificadas com base em suas características.
Explicação técnica demais, não? Vamos lá! Sempre que houver um conjunto de máquinas interligadas entre si, ali estará uma rede. Se dois computadores estiverem interligados e eles puderem trocar dados entre si, ali está formada uma rede.
Um dos primeiros exemplos de uma rede de computadores foi uma rede de comunicação de computadores que funcionavam como parte do sistema de radar do exército norte-americano. Em 1969, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, o Stanford Research Institute, da Universidade da Califórnia em Santa Barbara e a Universidade de Utah foram conectadas como parte do projeto Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET). É esta rede que evoluiu para se tornar o que hoje conhecemos simplesmente pelo nome de Internet.

Para que servem as redes de computadores?

As redes são usadas para:

• Facilitar a comunicação via e-mail, videoconferência, mensagens instantâneas etc.
  • Permitir que vários usuários compartilhem um único dispositivo de hardware, como uma impressora ou scanner;
  • Ativar compartilhamento de arquivos;
  • Permitir a partilha de programas de software ou de funcionamento em sistemas remotos;
  • Tornar a informação mais fácil de acessar e manter entre vários usuários num mesmo ambiente ou em ambientes distintos (com acesso remoto, via web, por exemplo).

— Leia também: O que faz um administrador de redes na prática?

Quais são os tipos de redes mais conhecidos?

Existem muitos tipos de redes. As mais conhecidas são:

• Redes de Área Local (LAN);
  • Redes de área pessoal (PAN);
  • Início da área de Networks (HAN);
  • Wide Area Networks (WAN);
  • Redes de campus;
  • Metropolitan Area Networks (MAN);
  • Enterprise Networks privados;
  • Internetworks;
  • Redes Backbone (BBN);
  • Redes globais (GAN);
  • A Internet.

— Leia também: 3 coisas que um administrador de redes faz e que são essenciais para o sucesso dos negócios.

Onde estão os profissionais que trabalham com redes de computadores?

Por trás de uma rede, seja ela do tipo que for, há o trabalho de alguns ou muitos profissionais especializados em redes. Eles estão escassos no mercado de trabalho, de acordo com uma pesquisa da Cisco em parceria com a IDC: faltam mais de 117 mil profissionais em redes e conectividades.
As formações exigidas são variadas, vão desde o curso técnico em redes de computadores a especialidades em computação em nuvem, mobilidade e infraestrutura de TI. O que importa saber, no entanto, é que este é um mercado que não para de crescer, pois também os dispositivos móveis estão movimentando as redes nos seus mais variados formatos (das domésticas às corporativas, passando por governo e ONGs).
— Leia também: 4 funções de um administrador de redes nas empresas
Você quer saber mais sobre a carreira em redes de computadores? Já pensou em fazer um curso técnico? Saiba mais aqui. Se preferir, deixe um comentário!
glossário básico redes computadores