Sistemas para internet: o que são e como eles se transformaram em protagonistas

Sistemas para internet: o que são e como eles se transformaram em protagonistas

Neste exato momento você está assistindo uma revolução tecnológica. Ela está sendo chamada de ‘era da transformação digital’ e compreende todos os movimentos tecnológicos que têm a internet como plataforma principal. O ano de 2016 está sendo considerado por muitos especialistas como o ano ápice desta revolução.
Cada vez mais, as empresas estão investindo em computação em nuvem, internet das coisas, big data etc. E, neste movimento, os sistemas para internet vêm assumindo um protagonismo sem precedentes.
Mas, você sabe o que são sistemas para internet? Então acompanhe, este é o tema do artigo de hoje!

O que são sistemas para internet?

Como o próprio nome diz, sistemas para internet são soluções tecnológicas desenvolvidas via internet e para a internet. São sistemas desenvolvidos no ambiente web e que podem ser utilizados também online mantidos, atualizados, tudo online.
Eles vêm se popularizando nos últimos anos por conta das facilidades que as empresas obtém com a computação em nuvem (cloud computing) baixos custos, flexibilidade para escalar tecnologicamente, ampliação da infraestrutura de TI etc.
Para se ter uma ideia, de acordo com a consultoria IDC, os serviços de nuvem (dentre os quais o desenvolvimento de soluções web) devem movimentar  mais de 3,6 bilhões de dólares até o final de 2016 em toda a América Latina.

Quais os benefícios dos sistemas para internet?

Olhando do ponto de vista dos usuários (empresas e pessoas comuns), podemos dizer que os sistemas para internet são um grande avanço à acessibilidade tecnológica dos dias atuais. Eles dão mais mobilidade, pois é possível utilizá-los em qualquer dispositivo (desktop, notebook, tablet, smartphone etc.), em qualquer hora e lugar; também custam mais baratos, pois não exigem longos períodos de implementação e treinamento.
Outras vantagens que as empresas estão observando nos sistemas para web incluem: flexibilidade (facilidade de inserir funcionalidades e aumentar o número de usuários), facilidade de utilização (basta ter uma chave de acesso e estar conectado), manutenção simples (atendimento do suporte de forma remota).

Quais os benefícios dos sistemas para internet para quem é desenvolvedor?

Tecnicamente falando, para quem desenvolve também há inúmeras vantagens. O desenvolvimento de sistemas de Internet, também conhecido como o desenvolvimento web, envolve a criação, planejamento, manutenção e modelagem de sistemas de computação baseados em internet.
Quem trabalha neste campo, desenvolve sistemas eficientes, cria e implementa o conteúdo da web de fácil utilização, constrói infraestruturas de banco de dados etc.
Atuar como desenvolvedor de sistemas para internet é aproveitar um mar de oportunidades que não para de crescer quase metade da população brasileira tem acesso à internet, de acordo com o IBGE, e as empresas estão cada vez mais informatizadas e necessitam de mais mobilidade, segurança da informação e agilidade.
Você já tinha ouvido falar em sistemas para internet? Sabia que ser um desenvolvedor web é uma carreira muito promissora?
Veja o curso de graduação da Alcides Maya de Sistemas para Internet!

WhatsApp WHATSAPP