Curso técnico em informática: 4 argumentos para convencer seus pais de que você deve fazer um

Você acabou de sair do ensino médio e está indeciso em qual carreira deve seguir. Sabe que gosta muito de tecnologia e está propenso a fazer um curso técnico em informática, pois conhece os benefícios do ensino técnico. Porém, seus pais querem que você faça uma graduação ou, ainda, não querem que você estude tecnologia.

Calma. Você só precisa mostrar a eles o quanto sua carreira será boa e as oportunidades que o mercado pode te oferecer como profissional técnico. Para ajudá-lo, nós aqui da Alcides Maya preparamos este post com alguns argumentos matadores. Acompanhe!

1. Mostre sua paixão pela tecnologia

Comece mostrando a seus pais o quanto você gosta de tecnologia, o quanto se identifica com as profissões e empresas do segmento. Se você está sempre antenado em novidades na área, mostre isso aos seus pais.

Apresente reportagens sobre o segmento de TI, compartilhe informações. Assim, eles verão que você realmente tem uma vocação.

2. Fale sobre o mercado de trabalho para o técnico em informática

Se seus pais são muito “analógicos”, tende a ter mais dificuldades para falar sobre softwares, aplicativos, hardwares com eles. É natural. Afinal, eles passaram muito tempo de suas vidas sem tecnologias, quem nasceu inserido nelas foi você.

Você pode mostrar a eles, por exemplo, que o salário inicial de um técnico em informática é de R$ 1.200,00 e que, com o tempo, seus ganhos podem aumentar muito.

Mostre aos seus pais quais as funções que você pode exercer como técnico em informática. Também fale sobre a possibilidade de empreender.

— Para saber mais, leia estes posts:

3. Mostre que os cursos técnicos são muito valorizados pelo mercado de trabalho

Como você sabe, os cursos técnicos são muito valorizados no mercado de trabalho, pois preparam o aluno para a prática. Mostre isso aos seus pais, fale também sobre a rapidez da formação (um ano) e como a colocação no mercado pode ser até antes da conclusão do curso.

Você pode mostrar, por exemplo, esta reportagem do portal Terra que fala sobre como os profissionais técnicos são absorvidos pelas empresas: Com escassez de profissionais, técnicos ganham até R$ 12 mil!

4. Fale sobre a facilidade de investimento em um curso técnico

Por fim, você também pode falar para os seus pais sobre como o investimento em um curso técnico é menor do que em uma graduação. Mostre que você valoriza o dinheiro deles e quer entrar logo no mercado logo para ter sua independência financeira.

Seus pais irão se encher de orgulho. Aí você só precisa se aplicar, ser um excelente aluno, aproveitar ao máximo o seu período de estudos para ser um profissional de destaque!

Você gostou destas dicas? Deixe seu comentário!

Para se inscrever agora no curso técnico em informática da Alcides Maya, clique aqui! Para saber ainda mais sobre a carreira como técnico em informática, baixe grátis o e-book:  5 motivos para ser um técnico em informática!