Por que escolher a área da informática?

A realidade de muitos jovens recém formados nas escolas é a de não saberem exatamente qual caminho profissional percorrer no futuro. Hoje, as habilidades dos Millenials são muitas e seus gostos são bastante diversificados. As inúmeras profissões no mercado de trabalho e a criação de novos cursos técnicos e de graduação tornam o processo de opção por uma profissão duvidoso e, consequentemente, demorado. No mercado da Informática, também é assim. A área oferece uma vasta gama de atuações, cada uma com suas particularidades, e entendê-las, muitas vezes, é complexo. Por isso, a Alcides Maya vai clarear as ideias de quem está de olho nesta profissão.

Primeiramente, a área da TI é uma das mais aquecidas o mundo justamente pela informatização de toda e qualquer empresa ou domicílio. Trata-se de um legítimo fenômeno global. A hiperconexão do mercado de trabalho alavancou a busca por profissionais de Informática de diversas naturezas. E o valor das informações unido às novas tecnologias são vistas por muitos estudiosos como um “bem econômico”. Quer indicativo melhor do que este para entrar de vez nesta profissão?

Seja para profissionais de nível iniciante e operacional, como os técnicos de informática, por exemplo, ou para outros mais high-profile e estratégicos na área, como os pós-graduados, existe um campo de trabalho enorme. Vivemos a era da Internet das Coisas, que traz um desafio econômico para o Brasil, uma vez que é necessário investir em equipamentos de ponta e métodos ágeis para que o país não fique atrás neste sentido.

No Brasil, as áreas mais interessantes para atuação na informática são as que envolvem operações de computadores, administração de redes, desenvolvimento de aplicativos e softwares e programação de sites. É claro, cada um destes trabalhos tem seu enfoque particular e carece de formações específicas para desempenhá-los. Outro ponto interessante é que ser um bom profissional de TI abre portas reais ao mundo do empreendedorismo. Muitos Técnicos de Informática ou graduados nestes segmentos atuam como profissionais autônomos (MEI) ou, até mesmo, abrem empresas com profissionais de áreas diferentes da informática.

Em virtude das ótimas Escolas Técnicas e Faculdades espalhadas pelo país, os brasileiros são vistos como grandes capacitados do mercado de trabalho do segmento. Muitos dos nossos alunos atuantes na área de Informática relatam que é preciso estar em constaste aprendizado para ter sucesso na profissão. É importante ficar ligado: mesmo com este mercado mantendo-se na contramão da crise econômica, ele segue aquecido e movimentando uma indústria milionária.

Porém, como tudo na vida, é preciso esforço, estudo, estágios, disciplina , experiência profissional e, obviamente,  ter recebido excelentes direcionamentos por parte da instituição de Ensino escolhida.

E para quem ainda quer saber mais sobre os esforços que o mercado de trabalho exige dos profissionais de informática, a Alcides Maya traz dicas importantes neste e-book gratuito:

Se você ainda tiver dúvidas sobre as áreas mais específicas sobre alguns cursos ofertados, em especial os nossos Cursos Técnicos e de Graduação, fale conosco. Vai ser um prazer trocamos esta ideia.

www.alcidesmaya.com.br