3 Curiosidades sobre o mercado de redes de computadores

3 Curiosidades sobre o mercado de redes de computadores

Desde que a internet se popularizou e passou a fazer parte indispensável do dia a dia das empresas em todo o mundo, as redes de computadores passaram a ser fundamentais. E, como consequência, o mercado de trabalho para profissionais especializados em redes e conectividade também não para de se ampliar.
Neste artigo, reunimos algumas curiosidades para você que está pensando em fazer um curso técnico em redes de computadores. Você verá como é hoje este mercado e quais são as tendências para o futuro. Acompanhe!

Déficit de profissionais de redes de computadores no Brasil

Nos últimos anos, as empresas brasileiras investiram fortemente em conectividade. Isso abriu um vasto campo de trabalho para profissionais da área. E, de acordo com um estudo feito pela Cisco em parceria com a IDC, faltam hoje mais de 117 mil profissionais especializados nesta área.
Além da formação, as empresas buscam profissionais com certificações em equipamentos e sistemas de conexão — profissionais habilitados para trabalhar com hardwares e softwares dos fabricantes.

Computação em nuvem e mobilidade facilitam a criação e gestão de redes de computadores

Com a chegada da computação em nuvem — conceito no qual diferentes cenários em que recursos de computação são entregues como serviços através da internet; um tipo de computação que se baseia no compartilhamento de um conjunto de recursos físicos ou virtuais, em vez de fazer implantação de equipamentos e sistemas internamente – as empresas ganharam mais mobilidade.
Logo, ao invés de ter que utilizar os sistemas corporativos somente nos computadores da empresa, nas quatro paredes do escritório, agora as pessoas podem acessar onde quer que elas estejam e por qualquer dispositivo (desktop, notebook, tablet etc.) desde que estejam conectadas à web e tenham as chaves de acesso.
E este movimento representa significativas mudanças para quem trabalha com redes. As redes agora podem ser compartilhadas por várias unidades de negócios (filiais, parceiros, clientes) etc. Resultam, portanto, ao mesmo tempo em mais facilidades de criação e gestão e em desafios, principalmente no que se refere a segurança da informação.

Internet das Coisas amplia o conceito de redes e gera mais oportunidades para os profissionais da área

Outro conceito que está ganhando força nos últimos anos é a internet das coisas. Cada vez mais, objetos das mais variadas formas podem se conectar à web. De tênis a canetas, passando por móveis, joias etc. exatamente tudo pode ser conectado por meio de sensores e aplicativos mobile.
Acontece que quanto mais objetos estiverem conectados, mais complexas e seguras precisam ser as redes. Para os profissionais da área isso pode ser visto como uma benção, pois são eles que lidam com esta complexidade e, portanto, estão se tornando cada vez mais indispensáveis no mercado de trabalho.
— Leia também: O que são redes de computadores?
Se você está pensando em estudar para seguir carreira em redes de computadores, esteja ciente de que está adentrando em um mundo em plena expansão. Dinamicidade, desafios, oportunidades… são todas palavras que farão parte do seu dia a dia profissional.
Você está pensando em fazer um curso técnico de redes de computadores? Conheça o curso da Alcides Maya!
glossário básico redes computadores

WhatsApp WHATSAPP