Como explicar para seus pais o que faz um técnico em Redes de Computadores?

Como explicar para seus pais o que faz um técnico em Redes de Computadores?

Você acaba de sair do ensino médio e está interessado em fazer um curso técnico em Redes de Computadores. Mas, vai falar com seus pais e percebe que eles não entendem esta profissão. Não sabem o que um técnico em redes faz, como é a carreira, se é uma profissão promissora.

Seus pais não entendem muito de tecnologia e, muito menos estão ambientados com o assunto redes e conectividades. E agora? O que fazer? Calma. Leia este artigo e siga estas dicas, você verá que é mais fácil do que imagina.

Comece explicando o que são redes de computadores

Antes de dissertar sobre as atividades de um técnico em redes, você precisa explicar a seus pais que computadores em rede são a base da TI de uma empresa. Você deve mostrar que empresas de todos os portes e em todos os segmentos têm suas redes e precisam que elas estejam sempre em perfeito funcionamento para que seus negócios cresçam num mercado cada vez mais competitivo.

Explique que computadores em rede podem “dialogar” entre si, compartilhar arquivos, integrar departamentos, filiais etc. Leia este artigo para entender que uma rede é um grupo de sistemas de computadores e outros dispositivos de hardware de computação que estão ligados entre si através de canais de comunicação para facilitar a comunicação e o compartilhamento de recursos entre uma ampla gama de usuários.

Fale sobre as principais funções que um técnico em redes pode assumir

Depois disso, torne a profissão do técnico em redes de computadores mais “palpável” listando para seus pais as possíveis funções que este profissional pode assumir no mercado de trabalho.

Diga a eles que um técnico em redes pode trabalhar como administrador de redes, analista de suporte, analista de segurança de redes, consultor de redes etc. Ah, não esqueça de dizer também que há um amplo mercado para quem quer empreender, criar seu próprio negócio para prestar serviços especializados a empresas, especialmente as pequenas que não têm equipe interna para isso.

Mostre a grade curricular do curso técnico em redes de computadores

Uma outra forma de ambientar seus pais no mundo da conectividade é mostrar a eles a grade curricular do curso. Você pode pegar a página do curso técnico em redes de computadores oferecido pela Alcides Maya e mostrar as matérias que compõem a grade. Dentre elas, estão: lógica de programação, sistemas operacionais, bancos de dados e arquiteturas de computadores, cabeamento estruturado, serviços de redes, gestão de projetos, segurança da informação e muito mais.

Fale sobre as oportunidades do mercado de trabalho para técnicos em redes de computadores

Por fim, também é importante mostrar a seus pais que há um mercado muito promissor para quem se especializar em redes e conectividades. Você pode argumentar, por exemplo, que uma pesquisa da Cisco em parceria com a consultoria IDC descobriu que faltam hoje mais de 117 mil profissionais para esta área em todo o país.

Que tal? Estes argumentos vão te ajudar a convencer seus pais para estudar redes? Faça sua matrícula agora mesmo no curso: clique aqui!

WhatsApp WHATSAPP