Cursos Técnicos e Faculdade em TI: o mercado PEDE por profissionais capacitados

O Brasil é o segundo país que mais sofre com escassez de profissionais na área de Tecnologia da Informação. Isso acontece porque o país não forma profissionais em um ponto de equilíbrio com o mercado necessita. Há muitas vagas para a área, e poucos profissionais qualificados para as assumirem. Os dados são apresentados pelo levantamento feito pela Manpower Group, apontando que nosso país fica atrás apenas do Japão. São cerca de 71% as empresas que apontam a dificuldade.

O fato é que, nos últimos 10 anos, o volume de dados cresceu absurdamente, passando a ser gerenciado quase que 100% no formato digital. Por muito tempo a tecnologia foi uma parte coadjuvante nas empresas e no mundo corporativo. Hoje, se torna imprescindível nas estratégias de negócios. Essa inversão de papéis faz com que o mercado necessite cada vez mais de profissionais de tecnologia, criando uma necessidade ainda não suprida.

Áreas com mais oportunidades

Ainda é muito difícil e complexo precisar exatamente quais nichos da tecnologia possuem maiores necessidades. No entanto, alguns indicativos mais genéricos já podem ser identificados. De acordo com Paulo Exel, diretor de operações da Yoctoo, os perfis mais raros são aqueles de perfil técnico que também contemplam capacidades analíticas e estratégicas. Profissionais com capacidade de análise de dados, não apenas utilizando ferramentas mas, também, com expertise para interpretar tais dados extraídos destas ferramentas. Para Exel, mais do que habilidades técnicas, as empresas buscam profissionais capazes de entender o impacto das ações de TI nos negócios e agir estrategicamente dentro deles.

Dentro dos cargos mais demandados estão os responsáveis pela segurança da informação. Com o vazamento de informações em evidência atualmente, trabalhar a segurança de dados de clientes e fornecedores, por exemplo, se torna algo de suma importância para as empresas. Vazamento de dados pode ter como consequência, inclusive, a continuidade de uma organização.
Ainda sobre as necessidades específicas, o setor de programação e desenvolvimento de softwares também possui demanda em evidência: a velocidade da criação de novos produtos e funcionalidades cresce muito e profissionais capacitados para essa adaptação de mercado, apesar de não serem raros, ainda estão escassos justamente devido à alta demanda.

Uma vez que esses profissionais são demandados, começam a fazer exigências e analisar as empresas nas quais buscam trabalhar. Empresas em que acreditam na cultura, no plano de carreira, benefícios… Enfim, profissionais requisitados e que, por agora, começam a ter poder de escolha entre uma empresa ou outra.

Onde e como se qualificar?

Aqui na Alcides Maya Faculdade e Escola Técnica possuímos cursos técnicos e de graduação na área Tecnologia da Informação. Para os técnicos, você pode optar entre os seguintes cursos: Curso Técnico em Informática, Curso Técnico em Administração, Curso Técnico em Redes de Computadores e Curso Técnico em Informática para Internet. Na graduação, você pode acessar e conhecer os cursos Sistemas Para Internet e, também, o curso Redes de Computadores. No curso técnico, você se torna apto para entrar no mercado em apenas um ano e meio. Na nossa graduação, em 2 anos e meio.

Como referência de mercado e com mais de 50 anos de história no ensino, o foco dos nossos cursos é totalmente projetado para o mercado onde, ainda, temos grande tradição na colocação de alunos no mercado através de empregos e estágios.

Solicite agora mesmo informações sobre nossos cursos técnicos e de graduação!