Entenda o novo Coronavírus e as Medidas tomadas pela Alcides Maya para segurança dos alunos e colaboradores – Alcides Maya

Nós da Alcides Maya queremos ajudar você a entender sobre o novo Coronavírus. Mais do que isso, é importante entendermos que atitudes pequenas de cada um de nós são fundamentais para que a gente possa conter o surto do vírus.

As aulas permanecem normais na Escola, conforme orientação do Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Saúde.

Para garantir a sua segurança, confira medidas preventivas que foram adotadas na escola:

– Os suportes de álcool gel estão disponíveis para uso em toda a escola;

– Por precaução, todos os bebedouros foram removidos temporariamente;

– Teclados e mouses serão higienizados sempre após as aulas;

– Orientamos os nossos alunos para que, se apresentarem os sintomas do novo Coronavírus, procurem o posto de saúde mais próximo.

– Caso apresente os sintomas, NÃO FREQUENTE a Escola ou ambientes com aglomeração de pessoas. As faltas serão abonadas mediante o envio do atestado médico via e-mail para atendimento@alcidesmaya.com.br;

– Cada aluno deve trazer sua própria água;

Novas medidas preventivas podem ser adotadas pela Escola e Faculdade Alcides Maya de acordo com orientações dos órgãos competentes. As aulas só serão interrompidas caso sejam identificados alunos com a doença ou caso um número significativo de estudantes apresente os sintomas do Covid-19.

Abaixo apresentamos a você algumas perguntas e respostas sobre o Covid-19, seus sintomas e como se previnir.

O que é o Coronavírus?

Pelo que se sabe até agora, o novo Coronavírus é um vírus com origem em animais. Ele causa sintomas muito parecidos com uma forte gripe.

Estima-se que a vacina preventiva deve ser desenvolvida nos próximos meses.

E quais são os sintomas de quem está com o Coronavírus?

Os principais indicativos de que a pessoa está com o Coronavírus são os indicadores de uma gripe forte. Os sintomas mais comuns são tosse (seca ou com secreção), febre (acima de 37 graus). Em alguns casos, o Coronavírus pode gerar dificuldades respiratórias agudas e insuficiência renal.

Como ocorre a transmissão do vírus?

A transmissão ocorre principalmente pelo ar (através de gotículas de saliva expelidas através de espirros, tosse e ao falar) e por contato (ao beijar, apertar a mão ou abraçar alguém contaminado).

Higienização de maçanetas, celulares, corrimão, botões e demais superfícies ajudam a prevenir a transmissão do vírus.

Como se prevenir?

1 – Lave as mãos até metade do pulso, esfregando também partes internas das unhas;

2 – Use álcool em gel para limpar as mãos antes de encostar nos olhos, nariz e boca;

3 – Ao tossir ou espirrar leve o rosto à parte interna do cotovelo;

4 – Evite grandes aglomerações;

5 – Use máscara caso apresente os sintomas;

6 – Mantenha distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo;

7 – Evite cumprimentar com apertos de mão, abraços ou beijos no rosto;

8 – Caso apresente algum sintoma da Gripe, evite sair de casa.

Se eu estiver com algum dos sintomas, o que devo fazer?

Evite ir a lugares com grande concentração de pessoas. Procure um médico para realizar um exame e verificar se você está com a doença. Caso o resultado dê positivo, os órgãos de saúde indicarão que você fique em isolamento por 14 dias, para evitar que a doença se espalhe.

Por que 14 dias?

Este é o período de incubação do vírus, no qual há risco de transmissão do vírus a terceiros.