Curso Técnico em RH: Conteúdo, Média Salarial e Atuação

Curso Técnico em Recursos Humanos - Conteúdo, Média Salarial e Atuação

Essencial para diferentes empresas e ramos, o Curso Técnico em Recursos Humanos desempenha um papel importante, participando de processos de admissão,  companhamento, promoções e desligamento de colaboradores das organizações onde atua. Esses, entretanto, são apenas alguns dos vários pontos da atuação do profissional de Recursos Humanos.

Além de ser uma área que se encontra em constante atualização e crescimento no mercado, ela vem mostrando cada vez mais a necessidade de profissionais  ualificados para essa função. Para se tornar um técnico em Recursos Humanos é necessário cumprir alguns requisitos e contar com uma formação específica para desempenhar a função. Conheça um pouco mais sobre a profissão e os seus detalhes a seguir!

O que faz um técnico de Recursos Humanos?

Antes de entrar em detalhes a respeito das funções do técnico em Recursos Humanos, é importante destacar que esta é uma formação que visa auxiliar a empresa, proporcionando maior estabilidade ao seu quadro de colaboradores e garantindo que eles sejam produtivos. Dessa forma, a estabilidade conquistada por esse setor trará efeitos muito positivos e firmará a empresa como de sucesso. Portanto, as ações do técnico de Recursos Humanos são voltadas para a gestão de pessoas, participando ativamente de vários processos da empresa.

Entre os principais processos estão:

• Admissão;
  • Treinamento;
  • Demissão;
  • Fiscalização de desempenho;
  • Gratificações dos colaboradores.

Dessa forma, será necessário que o profissional conte assim com habilidades desenvolvidas para analisar as situações diárias da empresa e para assumir uma postura de liderança para lidar com vários aspectos distintos, portanto, o técnico em Recursos Humanos será essencial.

Como se tornar um técnico em Recursos Humanos?

Para se tornar um técnico em Recursos Humanos é necessário que o interessado esteja cursando o Ensino Médio e tenha uma comprovação disso. Portanto, qualquer pessoa que esteja nessa situação pode se tornar um profissional do ramo. Dessa forma, é preciso passar por um curso de formação específica para a área, que é desenvolvido com todos os conteúdos necessários para formar bons profissionais, com habilidades essenciais para que se torne um bom técnico em Recursos Humanos.

A duração do curso costuma ser de 18 meses. Durante este período o estudante será capacitado e desenvolverá habilidades distintas através de atividades propostas na grade curricular. Como parte de todo processo, eles cursarão disciplinas como arquivamento de documentos e processos e executarão funções que
são comuns da área, como o assessoramento.

Como é o mercado para o técnico de Recursos Humanos?

A área de Recursos Humanos tem passado por uma grande expansão à medida que as empresas têm percebido a necessidade de contar cada vez mais com esses profissionais, que promovem a gestão de pessoas e processos de forma única. Dessa forma, o mercado tem se mostrado muito amplo. A média salarial para o técnico em Recursos Humanos atualmente, para os profissionais classificados como júnior, está entre R$2.500 a R$5.000.

Para os profissionais mais avançados, como os pleno ou sênior, a variação é entre R$4.000 e R$5.000 e R$8.000 e R$10.000, respectivamente. Para os com posições de coordenação, a média salarial é de R$7.000 a R$13.000. E, por fim, para os gerentes de administração pessoal, o salário se encontra na faixa de R$13.000 a R$25.000.

Entretanto, há outras áreas dentro dos Recursos Humanos que podem contar com médias salariais semelhantes, como analista generalista júnior, que parte de R$4.000 a R$7.000.

Como é a progressão do técnico em Recursos Humanos no mercado?

Assim como várias outras funções, a progressão para o profissional de RH no mercado se dá através da busca por oportunidades distintas, qualificação e dedicação, visto que o mercado atual está à procura de bons profissionais e vem cada vez mais olhando-os com outros olhos.

É fundamental que os recém-formados como técnico em Recursos Humanos busquem desenvolver um bom plano de carreira, pois assim será possível traçar metas para evoluir e progredir cada vez mais dentro da área, visto que esta está cheia de oportunidades. Uma estratégia positiva ao longo das suas atuações é manter sempre um bom relacionamento com colegas e construir um network de valor, para que possa não somente alcançar objetivos como crescer cada vez mais
dentro da área escolhida.

Acompanhe nosso canal no YouTube, são muitos conteúdos para melhorar o seu conhecimento!

Conheça mais sobre o nosso curso técnico de Recursos Humanos através do nosso site!

Curso Técnico em Recursos Humanos - Conteúdo, Média Salarial e Atuação

0 resposta em “Curso Técnico em RH: Conteúdo, Média Salarial e Atuação”

Cursos técnicos

Cursos Livres e Extensões