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CPA

Parabéns aos acadêmicos, professores e funcionários por sua participação nas atividades da CPA. Somente com a participação consciente e sincera de todos, poderemos identificar a realidade da Instituição e assim contribuir para o acerto e adequação das decisões de investimento, gestão e aprimoramento pedagógico das nossas atividades educacionais. 

Aguardamos suas sugestões pelo e-mail cpa@alcidesmaya.edu.br

O QUE É CPA? 

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação formada por professores, funcionários e alunos. Foi instituída em 2004 pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e desenvolvimento de processos de autoavaliação das políticas de ensino, pesquisa e extensão desta comunidade acadêmica. 

Para tanto reúne-se periodicamente, registra suas decisões e resultados em atas e relatórios, busca informações junto aos responsáveis e integrantes dos cursos e serviços acadêmicos e administrativos da Instituição, acompanha as comissões de avaliação externa e aplica questionários aos alunos, professores e funcionários, sobre as principais dimensões da Instituição. 

Os resultados da CPA são divulgados nesta página em forma de relatório e também são encaminhados às instâncias de gestão e Diretoria, para conhecimento, planejamento e providências que visam a melhora contínua da instituição. 

QUEM COMPÕE NOSSA CPA?



Coordenador da CPA

Prof. Dr. Leonardo Filipe Batista Silva de Carvalho

 

Representante Docente de Sistemas para Internet

Prof. Dr. Mario Oscar Steffen

 

Representante Docente de Redes de Computadores

Prof. Espec. Jader Ligorio Rodrigues

 

Representante Discente de Redes de Computadores

André Cunha Sauer

 

Representante Discente de Sistemas para Internet

Vladimir Lima Bubans

 

Representante da Instituição

Deise OssEmer

 

Representante do Corpo Técnico Administrativo

Thamires Martinez Silva

 

Representante da Sociedade Civil (1)

Raul de Freitas

 

Representante da Sociedade Civil (2)

Salvatore Santagada

 

COMO A INSTITUIÇÃO É AVALIADA? 

A CPA elabora semestralmente questionários de avaliação que são aplicados aos integrantes dos três segmentos da Instituição: alunos, professores e funcionários. As questões cuidam da organização didático e pedagógica, dos serviços administrativos e acadêmicos, da infraestrutura, em especial do acervo da biblioteca, dos laboratórios, de atividades de extensão, de responsabilidade social, comunicação interna e externa, de eventos e de produção científica, de modo a abranger as dimensões relativas à missão da IES, políticas institucionais, atividades de ensino, atendimento aos alunos, gestão e planejamento da Instituição e funcionamento dos colegiados.

Além disso a CPA coleta informações a partir de relatórios de avaliações externas, elaborados por comissões de avaliação do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao MEC, Ministério da Educação, e tem acesso aos registros acadêmicos e contábeis da Instituição. 

Desta forma, assim como todas as instituições de educação superior integrantes do sistema nacional, a Faculdade e Escola Técnica Alcides Maya é avaliada internamente pela CPA e externamente pelo Ministério da Educação. 

DIMENSÕES AVALIADAS PELA CPA DA FACULDADE E ESCOLA TÉCNICA ALCIDES MAYA 

A avaliação da CPA procura englobar a verificação das seguintes dimensões: 

  1.         Missão e cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional;
  2.         Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação e a Extensão;
  3.         Responsabilidade social da instituição, considerada a sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social da região;
  4.         Comunicação interna e externa com a sociedade;
  5.         Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
  6.         Organização, planejamento e gestão da instituição.
  7.         Infraestrutura, especialmente a biblioteca, recursos de tecnologia da informação e laboratórios;
  8.         Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
  9.         Políticas de atendimento aos estudantes;
  10.         Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior. 

Portanto, as abordagens da CPA buscam identificar as políticas e respectivas atividades da Instituição dentro de cinco eixos principais: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e, Infraestrutura. 


EXEMPLOS DE RESULTADOS DA AUTO-AVALIAÇÃO E DE AÇÕES REALIZADAS PELA INSTITUIÇÃO 

Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional. 

Em razão das diversas informações e resultados colhidos pela CPA, foi possível o trabalho conjunto de alunos, professores, funcionários e dirigentes para identificar as características sociais, econômicas e culturais do alunado e da região, o que permitiu estabelecer uma missão. 

Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-Graduação e a Extensão. 

Estabelecida a missão, decidiu-se pela oferta de novos cursos todos os anos, bem como pela adequação anual dos projetos pedagógicos a fim de assegurar aos alunos o conhecimento sobre a realidade social brasileira, seus desafios e a influência das culturas africana e indígena na formação cultural e educacional da nação. Ações que buscam maximizar nos alunos o entendimento sobre seus costumes e tradições, a necessidade ao respeito à diversidade e à educação ambiental em todas as áreas do conhecimento, assim como a necessidade a busca de alternativas para transformação da atual sociedade de maneira a valorizar a tolerância, o conhecimento científico e a postura ética. 

Dimensão 3: Responsabilidade social da Instituição. 

Consciente de sua responsabilidade, a Faculdade e Escolas Técnicas Alcides Maya mantém convênios com dezenas de instituições públicas e empresas, além de participar de programas e eventos em conjunto com diferentes parceiros, como por exemplo o Projeto Menor Aprendiz, de realizar visitas técnicas, e de oportunizar momentos de descontração e lazer com seus alunos e professores, por meio da promoção de atividades recreativas e físicas. A Instituição ainda oferece anualmente cerca de uma centena de Cursos de Extensão, abertos ao público em geral.

Esta postura fez com que a Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior concedesse à Faculdade e Escolas Técnicas Alcides Maya o selo de exemplo de responsabilidade social, conquistado em virtude das atividades desenvolvidas em benefício da população da região e em benefício de seus alunos, professores e pessoal técnico-administrativo, para os quais também é oferecido atendimento especializado.

Dimensão 4: Comunicação Interna e Externa com a Sociedade. 

A Faculdade Alcides Maya dispõe de uma página na Internet que se firma cada vez mais como um grande instrumento de comunicação interna e externa. A página divide por áreas os assuntos de interesse na comunicação entre a Instituição e seu público-alvo: institucional, cursos, pesquisa e extensão. 

Na página há informações sobre os convênios da Instituição, as atividades da CPA, os cursos de extensão, as semanas acadêmicas, além de áreas para os alunos e os professores. Estrutura que oferece a possibilidade de comunicação permanente entre os integrantes dos diversos segmentos da Instituição. 

Para auxiliar o acesso a informação disponibilizado pela Internet, a IES mantém diversos aparelhos roteadores em wireless, destinados a fornecer gratuitamente sinal de Internet em suas dependências. O que é complementado por dezenas de terminais de acesso conectados à Internet e que podem ser utilizados por alunos da instituição e pela comunidade a partir do espaço da biblioteca. 

Dimensão 5: Políticas de Pessoal, Carreira, Aperfeiçoamento e Condições de Trabalho. 

A IES oferece atendimento psicopedagógico aos professores, propicia atendimento psicológico aos funcionários e oferece planos de carreira para cada um desses segmentos profissionais. 

Dentro desta dimensão, uma conquista da CPA foi a oferta de um treinamento de Prevenção de Acidentes e a divulgação de orientações para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, a Diretoria Acadêmica oferece programas de aperfeiçoamento técnico e pedagógico, conforme as políticas previstas no Projeto Pedagógico Institucional. 

Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição. 

A CPA tem acesso ao teor das atas dos Colegiados da Instituição, em especial o Conselho Superior, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, os Conselhos de Curso e os Núcleos Docentes Estruturantes. Muitas vezes, integrantes da CPA participam de reuniões desses colegiados, ocasião em que divulgam e colhem informações. 

Dimensão 7: Infraestrutura. 

Os resultados dos questionários que a CPA distribui a alunos, professores e funcionários é um indicador do grau de satisfação ou de insatisfação dos mesmos com relação a diferentes aspectos da instituição. O que inclui sua infraestrutura no que toca o acervo da biblioteca, as condições das salas de aula, os espaços de convivência e lazer, as dependências administrativas e auditórios e os recursos de tecnologia da informação disponibilizados, o que inclui o correto funcionamento dos laboratórios. Todas essas informações são apresentadas à Diretoria Geral, que por sua vez, em consonância com a Mantenedora, providencia os investimentos necessários em recursos materiais e estruturais. 

Para atender às diversas demandas, a Instituição passou a dispor de uma equipe permanente de instalação e manutenção de equipamentos e materiais em todas as suas dependências. Além disso, foi instituído um novo sistema de comunicação visual, a fim de facilitar a localização espacial dos prédios, salas e dependências da IES. 

Particularmente, foi por meio dos dados coletados a partir da CPA que se identificou a necessidade de atualizar os computadores do laboratório 105, bem como os equipamentos audiovisuais, TV e datashows dos demais espaços de ensino. Solicitações que foram atendidas após o encaminhamento a Diretoria Geral e a Mantenedora da instituição.

Dimensão 8: Planejamento da avaliação. 

A cada ano a CPA aprimora os instrumentos de autoavaliação da IES a fim de obter informações mais precisas e fidedignas por parte dos integrantes desta Comunidade Acadêmica. Tática que visa a contribuição permanentemente ao processo de gestão administrativa e acadêmica. 

Dimensão 9: Políticas de Atendimento aos Estudantes. 

Diante da crescente demanda por atendimento nas mais diversas áreas, a CPA indicou a oferta de atendimento psicopedagógico e de nivelamento, a fim de proporcionar a melhor adaptação e melhora do aprendizado dos alunos. Medidas que foram implementadas e que hoje são parte integrante do Projeto Pedagógico Institucional.

A IES também passou a oferecer uma série de atendimentos on-line, além de manter uma diversos outros atendimentos nas dependências da própria IES, em especial quanto às questões financeiras. Também é do interesse da IES o incentivo à participação dos alunos em atividades complementares, por meio de oferta de atividades sociais e cursos de extensão e, em especial, em Encontros e Congressos Científicos. Interesse que se consolidou com a oferta da (RAAM), Revista Acadêmica da Alcides Maya, uma revista para veiculação da produção científica de alunos e professores. 

Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira da Instituição. 

A Faculdade e Escola Técnica Alcides Maya vem passando por uma fase de crescimento contínuo nos últimos anos, o que inclui a ampliação de sua estrutura, de seu quadro de pessoal e da abertura de novos cursos. Crescimento que demonstra a perspectiva de desenvolvimento e de sucesso da Instituição e de seus alunos e funcionários. 

Resultados das Últimas Avaliações 

Os relatórios que evidenciam os resultados das CPAs e a perspectiva de seu quadro discente, docente e administrativo com relação a instituição ao longo dos anos podem ser consultados a partir dos links abaixo.


Relatório da CPA - 2019,
Relatório da CPA - 2018,
Relatório da CPA - 2017,
Relatório da CPA - 2016,
Relatório da CPA - 2015,
Relatório da CPA - 2014,
Relatório da CPA - 2013,
Relatório da CPA - 2012.