CPA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
FACULDADE E ESCOLA TÉCNICA ALCIDES MAYA

Bem vindos! Convidamos os acadêmicos, professores e funcionários da Faculdade e Escola Técnica Alcides Maya a participar da CPA promovida pela nossa instituição. A participação consciente e sincera dos membros de todas as esferas da nossa comunidade acadêmica é essencial para a compreensão do cenário real da Alcides Maya, para que assim, possamos promover decisões de investimento, gestão e aprimoramento pedagógico alinhadas às necessidades da comunidade acadêmica.
A CPA se desenvolve semestralmente e em data definida, mas você pode enviar suas sugestões a qualquer momento pelo e-mail: [email protected]!

O QUE É CPA?
A Comissão Própria de Avaliação, ou CPA, é um núcleo acadêmico composto por professores, funcionários e alunos instituído pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2004 e encarregado de promover, desenvolver e implantar junto a sua respectiva comunidade acadêmica o processo de autoavaliação institucional, em consideração aos aspectos pertinentes às politicas de ensino, pesquisa e extensão vigentes.
A fim de alcançar este objetivo a CPA realiza reuniões periódicas, que ocorrem no mínimo uma vez por mês, nas quais são discutidas ações a serem realizadas e resultados que foram alcançados. O conteúdo de cada reunião é registrado em ata e integrado ao conteúdo dos relatórios gerados.
Além de promover tais reuniões, também é responsabilidade da CPA buscar junto aos integrantes dos cursos e serviços acadêmicos e administrativos da Instituição responsáveis informações que viabilizem a condução de suas atividades. Por fim, inclui-se ainda entre as responsabilidades da CPA, acompanhar comissões de avaliação institucional externa e, em especial, produzir e aplicar questionários junto ao corpo discente, docente e de funcionários sobre as suas percepções a respeito das principais dimensões da instituição.
Os resultados alcançados pela CPA da Alcides Maya encontram-se abertos a toda sua comunidade academia na forma de relatório institucional, disponível nesta mesma página. Relatórios estes que são encaminhados às instâncias de Gestão e Diretoria, para que tenham conhecimento do cenário institucional e possam planejar as devidas providências para a melhora continuada da Faculdade.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A cada semestre, a CPA elabora e aplica questionários de avaliação junto a alunos, professores e funcionários, como forma de mensurar aspectos que incluem a organização didático-pedagógica da instituição, a qualidade dos serviços administrativos e acadêmicos prestados, qualidade da infraestrutura, incluindo laboratórios e o acervo da biblioteca, conhecimento sobre ações de extensão e de responsabilidade social promovidas pela instituição e a qualidade das mesmas.
Os questionários abrangem também aspectos do conhecimento e qualidade dos canais de comunicação interna e externa da instituição, bem como dos eventos que promove e da produção científica que gera.
Em respeito a avaliação interna, a variedade de temas abordados pelos questionários produzidos pela CPA e aplicados aos três segmentos institucionais apontados visa, conforme estipula o MEC, abranger diferentes dimensões da Faculdade, pertinentes a sua missão, políticas institucionais, gestão e planejamento. Estas dimensões são detalhadas a seguir.

DIMENSÕES AVALIADAS PELA CPA
Em encontro às exigências do MEC, a avaliação interna conduzida pela CPA abrange as seguintes dimensões:

⦁ Missão e cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional
Estabelece os objetivos da IES em virtude das características sociais, econômicas e culturais do alunado e da região em que a instituição se encontra.

⦁ Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação e a Extensão
Decide pela oferta de cursos e seus modelos com base na missão da IES. Promove também a adequação do projeto pedagógico de forma a refletir a realidade social do país, em virtude de seus desafios e caráter multicultural. Ao mesmo tempo em que busca incutir nos alunos o entendimento dessa realidade, através da realização de ações que evocam questões pertinentes a educação ambiental e, em especial, ao respeito ao caráter cultural plural da nação e a necessidade de alternativas que valorizem a tolerância, o conhecimento científico e a postura ética.

⦁ Responsabilidade social da instituição, considerada a sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social da região
Busca a manutenção consciente e responsável de convênios com empresas e instituições públicas e a participação em programas e eventos sociais como forma de capacitar os alunos, por meio da realização de visitas técnicas e de cursos de extensão, que são também abertos ao público. Também busca oportunizar momentos de descontração e lazer entre alunos e professores, por meio de atividades recreativas.
Em especial, a postura da Faculdade e Escola Técnicas Alcides Maya nesse aspecto fez com que a Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior concedesse a novamente a instituição no ano de 2021, o selo de exemplo de responsabilidade social. Conquistado em virtude das atividades desenvolvidas em benefício da população da região, assim como de seus alunos, professores e pessoal técnico-administrativo, para os quais também é oferecido atendimento especializado.

⦁ Comunicação interna e externa com a sociedade
Visa a manutenção de canais oficiais para a comunicação da IES com seu quadro de colaboradores e com a sociedade.
Em particular, a Faculdade e Escola Técnicas Alcides Maya dispõe na Internet de uma página institucional que tem se firmado como um grande instrumento de comunicação interna e externa. Organizada por áreas (institucional, cursos, pesquisa e extensão) a página conta com conteúdo que inclui informações sobre convênios, cursos de extensão, semanas acadêmicas, atividades da CPA e outras informações de interesse de alunos e professores.
Em complemento a isto, o espaço físico da IES conta com diversos roteadores wireless, que fornecem sinal de Internet gratuito a quem se encontra em suas dependências e com dezenas de terminais de acesso cabeados localizados no espaço da biblioteca, que podem ser usados para navegação pelo corpo discente e pela comunidade.

⦁ Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
Propicia o crescimento profissional do corpo técnico e docente pela oferta de planos de carreira adequados a cada segmento, bem como atendimento psicológico e, no caso de professores, atendimento psicopedagógico.
Também visa a oferta de programas de aperfeiçoamento técnico e pedagógico, conforme as políticas previstas no Projeto Pedagógico Institucional e de treinamentos diversos, desde capacitações profissionais até exercícios práticos e orientações focados na prevenção de acidentes ou de doenças ocupacionais.

⦁ Organização, planejamento e gestão da instituição.
Atua na colaboração com as ações de diferentes núcleos, como os Colegiados institucionais, o Conselho Superior, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, os Conselhos de Curso e os Núcleos Docentes Estruturantes. Tendo para isso acesso às atas desses núcleos e vaga de convidado em suas respectivas reuniões.

⦁ Infraestrutura, especialmente a biblioteca, recursos de tecnologia da informação e laboratórios
Identifica o nível de satisfação da comunidade acadêmica com o acervo da biblioteca, as condições das salas de aula, os espaços de convivência e lazer, as dependências administrativas, os auditórios e os recursos de tecnologia da informação disponíveis. O que inclui o funcionamento adequado dos laboratórios. Informações que são apresentadas à Diretoria Geral para que sejam providenciados os devidos investimentos em recursos materiais e estruturais junto a Mantenedora.
Nesta dimensão destacam-se como conquistas da CPA da Alcides Maya a instauração de uma equipe permanente para instalação e manutenção de equipamentos e materiais, a instituição de um sistema visual para a melhor localização de salas e demais dependências da IES e a periódica atualização e substituição de equipamentos de informática.

⦁ Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional
Busca aprimorar os instrumentos de autoavaliação da IES como forma de obter maior precisão nos dados coletados, a fim de melhor contribuir para o processo de gestão administrativa e acadêmica.

⦁ Políticas de atendimento aos estudantes
Apoia o bem estar e a boa adaptação do aluno ao meio acadêmico pela oferta de atendimento psicopedagógico e de ações de nivelamento de aprendizagem. Conquistas da CPA que hoje integram o Projeto Pedagógico Institucional.
Também se destacam na Alcides Maya o atendimento online aos estudantes em conjunto com diferentes atendimentos presenciais, em especial no que toca a questão financeira.
Procura incentivar o aluno a participar de atividades complementares de caráter social ou de extensão e a ampliar sua experiência acadêmica pela participação em Encontros e Congressos Científicos. Perspectiva que foi consolidada com a instituição da Revista Acadêmica da Alcides Maya (RAAM), destinada a veiculação da produção científica de alunos e professores.

⦁ Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
Visa garantir a manutenção da estrutura, pessoal e abertura de novos cursos pela IES como resposta ao crescimento institucional.
Essas dimensões são ainda categorizadas em cinco eixos, como ilustra o quadro a seguir.

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional Eixo 2: Desenvolvimento Institucional Eixo 3: Políticas Acadêmicas Eixo 4: Políticas de Gestão Eixo 5: Infraestrutura
(8) Planejamento e avaliação
(1) Missão e PDI
(2) Políticas para o Ensino Pesquisa e Extensão
(5) Políticas de Pessoal
(7) Infraestrutura Institucional
(3) Responsabilidade Social
(4) Comunicação com a sociedade
(6) Organização e Gestão da Instituição
(9) Políticas de atendimento ao discente
(10) Sustentabilidade Financeira
QUEM COMPÕE NOSSA CPA?
A equipe que compõe a CPA é formada por 1 coordenador, 2 representantes de cada curso da IES (1 docente e 1 discente), 1 representante da equipe técnico-administrativa, 1 representante da instituição e 1 representante da sociedade civil, a fim de tentar perceber de que maneira a comunidade externa à instituição percebe seu efeito sobre a mesma. Hoje esse quadro possui a seguinte composição:
Coordenador da CPA
Luis Orlando Chamorro Vergara
Representante Docente de Sistemas para Internet
Elias de Almeida Ramos
Representante Docente de Redes de Computadores
Jader Ligorio Rodrigues
Representante Discente de Redes de Computadores
André Cunha Sauer
Representante Discente de Sistemas para Internet
Gabriel Varela Centeno Hulsendeger
Representante da Instituição
Deise Oss Emer
Representante do Corpo Técnico Administrativo
Katiucia Golubinski
Representante da Sociedade Civil (1)
Raul de Freitas
Resultados das Últimas Avaliações
Os relatórios que evidenciam os resultados das CPAs e a perspectiva de seu quadro discente, docente e administrativo com relação a instituição ao longo dos anos podem ser consultados a partir dos links abaixo.
 

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