Dá para fazer Curso Técnico à distância ou somente Faculdade?

ENSINO A DISTANCIA E CURSOS TECNICOS

Dá para fazer Curso Técnico à distância ou somente Faculdade?

Um curso online traz muitas vantagens para o aluno, como economia com despesas e o conforto do lar, mas engana-se quem pensa que apenas é possível cursar faculdade EAD — Ensino a Distância —. O curso técnico a distância é uma possibilidade para quem deseja aprender uma profissão sem sair de casa.

Depois da pandemia aumentou-se a preocupação sobre modalidades presenciais, sendo o EAD uma opção mais segura e confortável, mas mantendo a qualidade de ensino. Confira se é possível realizar um curso técnico a distância.

Curso Técnico à Distância

Ao contrário do que se pensa, os cursos técnicos podem ser oferecidos a distância. Trata-se de uma modalidade que vem ganhando força ao longo do tempo com a modernização da tecnologia e da internet estando cada vez mais presente na maioria das instituições.

Desta forma, o ensino a distância é oferecido tanto para graduação superior e cursos com objetivo de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Portanto o curso técnico a distância é muito interessante para situações onde o deslocamento não é recomendável ou então não haja instituições de ensino próximas. De modo que é possível que o aluno realize o ensino médio e o curso técnico simultaneamente de forma mais confortável.

O ensino a distância para cursos técnicos é regulamentado e autorizado pelo MEC – Ministério da Educação – e ao final o aluno receberá um diploma com a mesma validade do que o da modalidade presencial.

Ainda existem opções mistas em que a instituição oferece tanto aulas online como presenciais de forma que a teoria é aliada com a prática, trazendo uma experiência mais completa e híbrida.

A duração do curso técnico a distância dependerá muito da instituição de ensino e das matérias envolvidas, mas, em geral, possui duração média de dois anos.

As aulas do curso técnico podem tanto serem transmitidas ao vivo como gravadas, ou um misto de ambas. Aulas ao vivo são importantes para que o aluno tire dúvidas bem como participe de forma ativa das aulas.

O acesso as aulas ocorrem em um ambiente virtual de aprendizagem, conhecido como AVA, onde o aluno assiste aulas e vídeos, responde questões e avaliações, participa de fóruns bem como recebe materiais didáticos do curso.

Vantagens do curso à distância

O ensino a distância possui muitas vantagens em relação à modalidade presencial, como uma melhor conciliação das obrigações do curso com as funções domésticas e profissionais.

Outra grande vantagem é poder assistir aulas a qualquer tempo e lugar, sem necessidade de se deslocar até a instituição de ensino. De forma que o aluno pode fazer o curso dentro do seu ritmo desde que respeite prazos e tarefas.

No caso de aulas ao vivo, muitas instituições oferecem a funcionalidade de assistir estas posteriormente. Sendo assim a modalidade a distância possibilita que o aluno melhor encaixe dentro de seus compromissos pessoais e profissionais.

Ensino a Distância (EaD)

Nas aulas do curso técnico EaD, o aluno tem acesso a uma plataforma virtual. Podem ou não haver encontros presenciais para que avaliações sejam aplicadas, porém muitas instituições também aplicam as provas de forma online, com o tempo cronometrado para fazer a avaliação.

Nessa modalidade, o aluno pode escolher qual o melhor horário e dia para estudar, acompanhando aulas gravadas ou ao vivo, de acordo com a instituição.

Cursos em instituição com credibilidade

Com mais de 50 anos de experiência, a faculdade e escola técnica Alcides Maya fornece um ambiente virtual de aprendizado moderno e funcional, bem como os melhores professores em suas áreas.

Se você deseja investir em uma opção, confira nosso site e faça sua matrícula o quanto antes!

Acompanhe nosso canal no YouTube, são muitos conteúdos para melhorar o seu conhecimento!

Acesse nosso site para conhecer os cursos disponíveis.

CURSO TÉCNICO À DISTÂNCIA ALCIDES MAYA ESCOLA TÉCNICA

0 resposta em “Dá para fazer Curso Técnico à distância ou somente Faculdade?”