É preciso ter ensino médio completo para fazer curso técnico?

Curso Técnico Ensino Médio é Preciso Ter?

É preciso ter ensino médio completo para fazer curso técnico?

Curso Técnico Ensino Médio: um curso técnico é uma boa forma de aprender uma profissão e buscar uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Ao contrário do que muita gente pensa, é possível começar um curso técnico sem concluir o ensino médio.

Muitas vezes um curso técnico é uma melhor opção do que a faculdade, pois é de curta duração e é consideravlemente mais barato.

O curso técnico é ideal para quem busca o primeiro emprego, pois antes mesmo de terminar o ensino médio é possível aprender habilidades e conhecimentos que irão te destacar na busca por emprego. Entenda como funciona um curso técnico:

É possível realizar um curso técnico sem ensino médio?

Diferente do curso superior, onde a conclusão do ensino médio é um requisito básico, existem modalidades de curso técnico que não exigem o diploma de nível médio.

Tudo dependerá da modalidade do curso técnico, em alguns casos é possível começar o curso antes mesmo da conclusão do ensino médio ou então durante o seu andamento. Já em outros é exigido o diploma pela instituição educacional.

Modalidades de Curso Técnico

Cada tipo de curso técnico possui objetivos e requisitos específicos, a depender do conteúdo repassado e das políticas internas da instituição de ensino.

Curso Técnico Integrado

O curso técnico integrado oferece o ensino de uma profissão juntamente aos conhecimentos básicos e competências da educação de nível médio. Desta forma, o aluno não necessita concluir o ensino médio antes de iniciar o curso técnico.

Neste caso, o aluno receberá a certificação de nível técnico e do ensino médio pela mesma instituição.

Curso Técnico Concomitante

Trata-se de um curso técnico que o aluno pode realizar durante o ensino médio, mas, não necessariamente através da mesma instituição educacional.

Nesta modalidade, poderá ser exigido que o ingresso seja antes da conclusão no ensino médio e que você comprove que está perto de concluir os estudos.

Em alguns casos, como cursos técnicos na área de tecnologia e saúde, pode ser exigido que o aluno tenha concluído o ensino médio até certo módulo do curso, pois determinados conhecimentos são essenciais para o curso técnico.

Curso Técnico Subsequente

O curso técnico na modalidade subsequente deve ser feito após a conclusão do ensino médio. De modo que o seu ingresso tem como requisito a apresentação do diploma, desde a matrícula.

São cursos que por envolverem uma matéria mais avançada dependem que o aluno tenha um maior domínio sobre as disciplinas e habilidades repassadas durante o ensino médio.

A escolha da modalidade do curso técnico dependerá muito das necessidades e expectativas do aluno. Antes de ingressar é importante que você busque informações sobre o curso, principalmente para verificar se você está devidamente preparado.

Na Alcides Maya você tem acesso aos melhores cursos técnicos presenciais e à distância para que você tenha o conhecimento e habilidades necessárias para buscar as melhores vagas de emprego e oportunidades no mercado de trabalho.

Conte com Alcides Maya, a faculdade e escola técnica com mais de 50 anos de experiência para lhe ajudar na sua carreira profissional. Conheça nossos cursos.

Acompanhe nosso canal no YouTube, são muitos conteúdos para melhorar o seu conhecimento!

O momento de escolha entre um curso técnico e uma graduação é de grande importância para os estudantes. Trata-se de uma decisão que mudará o seu futuro de modo geral. E por ser um momento decisivo, eles devem contar com todas as informações para decidir o que seguir nas suas carreiras.

Alcides Maya Faculdade e Escola Técnica sempre pronta para lhe receber com bolsas de até 35% em nossos Cursos Técnicos!

Curso Técnico Ensino Médio é Preciso Ter?

0 resposta em “É preciso ter ensino médio completo para fazer curso técnico?”