Quais os pré-requisitos para fazer um Curso Técnico?

PRE REQUISITOS CURSOS TECNICOS PORTO ALEGRE.fw

Quais os pré-requisitos para fazer um Curso Técnico?

Para os jovens que buscam estar inseridos no mercado de trabalho, uma das melhores opções é investir em um curso técnico. Com ele, você consegue garantir novas oportunidades para começar a sua carreira antes mesmo de terminar o ensino médio.

Se você está se perguntando quais são os pré-requisitos para fazer um curso técnico, saiba que esse assunto é interessante e deve ser entendido. Com isso, confira as informações que trouxemos a seguir:

Como funciona um curso técnico?

Os cursos técnicos são modalidades de formação que fornecem capacitação técnica e profissional de nível médio. Os cursos técnicos não são iguais aos da faculdade, onde você consegue um diploma de nível superior.

O principal objetivo do curso técnico é capacitar os alunos para o mercado de trabalho. Com isso, o curso é totalmente voltado para a parte prática, e a sua duração é em média de dois anos.

Atualmente, podemos encontrar diversas opções de cursos em diferentes áreas, como curso técnico em informática, ou também o curso técnico em administração, cursos técnicos da área de saúde e outros.

Esses cursos podem ser tanto na modalidade presencial, quanto no Ensino a Distância (EaD), como o aluno preferir.

Quais os pré-requisitos para quem deseja fazer um curso técnico?

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é preciso finalizar o ensino médio para dar início ao curso técnico, como acontece com a faculdade, por exemplo. Entenda a seguir quais os pré-requisitos para iniciar essa formação:

Concluir o ensino fundamental

Para que você consiga ingressar no curso técnico é preciso concluir o ensino fundamental, e não necessariamente precisa esperar a conclusão do ensino médio para se matricular.

Apenas em algumas instituições de ensino, e em cursos específicos, é preciso terminar o ensino médio para efetuar o curso técnico.

Escolher a modalidade

A sua formação no curso técnico pode ser feita junto com o ensino médio ou também apenas depois da conclusão. Existem três modalidades diferentes para que você possa fazer o curso técnico, e essa escolha vai depender da sua preferência. Entenda a seguir:

Integrado

Nesta modalidade, o curso técnico pode ser feito junto com o ensino médio. Isso significa que além das matérias comuns do ensino médio, o aluno também vai aprender sobre as matérias de uma determinada profissão, adquirindo conhecimentos práticos para atuar na área.

Quando o aluno escolhe essa modalidade, é válido lembrar que o tempo de conclusão do curso também é de três anos a quatro anos, e no final da formação ele recebe não só o diploma de conclusão do ensino médio, mas também o diploma do curso técnico.

Externo

Quando a escola não apresenta a opção acima, o aluno pode realizar o curso técnico em outra instituição. Para isso, é preciso seguir o requisito de estar matriculado pelo menos no segundo ano do ensino médio.

Além disso, o turno de estudos precisa ser oposto ao da escola.

Profissionalizante

Nessa modalidade, o pré-requisito é que o aluno tenha concluído o ensino médio para dar início. Esse curso técnico possui o objetivo de aprender uma profissão mais específica, como Recursos Humanos, RH, por exemplo, no qual você aprende a atuar dentro desse setor da empresa.

Agora que você entendeu os pré-requisitos, invista em um curso técnico para melhorar as oportunidades de emprego e alavancar sua carreira.

Se você deseja investir em uma opção, confira nosso site e faça sua matrícula o quanto antes!

Acompanhe nosso canal no YouTube, são muitos conteúdos para melhorar o seu conhecimento!

Acesso nosso site para conhecer os cursos disponíveis.

PRE REQUISITOS CURSOS TECNICOS PORTO ALEGRE

0 resposta em “Quais os pré-requisitos para fazer um Curso Técnico?”